19 DE JANEIRO DE 1915 - Ocorreu outra missão de reconhecimento aéreo, pelo Ten Ricardo Kirk e o Aviador Civil Ernesto Darioli, em suas respectivas aeronaves, com a duração de uma hora, sobre os rios Iguaçu e Timbó, chegando a atingir a altitude de 2.200 metros.
Ricardo Kirk foi um militar brasileiro, sendo o primeiro oficial aviador do Exército Brasileiro. É considerado o Patrono da Aviação do Exército Brasileiro.
O Tenente Kirk nasceu na cidade Campos, no Rio de Janeiro, no ano de 1874; matriculou-se na Escola Militar em 1891; foi promovido a Alferes em novembro de 1893 e a Primeiro-Tenente em março de 1898. Em 1915, foi promovido post-mortem a Capitão.
Ernesto Darioli foi um aviador italiano. Veio para o Brasil com um Blériot X, fazendo demonstrações no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Juiz de Fora.
Foi instrutor de voo de Ricardo Kirk, o primeiro aviador brasileiro, em Santa Cruz, em 1912. Foi com este para a Europa comprar aviões para o recém criado Aeroclube Brasileiro, onde era instrutor, retornando com um Blériot SIT.
Juntamente com Kirk, foi contratado pela União Federal para missões no Teatro de Operações da Guerra do Contestado.
#museuaeroespacial #ExércitoBrasileiro #aviaçãomilitar #AviaçãodoExército #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória
Redes Sociais