1893 - Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, natural de Natal, RN, iniciou a construção em um hangar, entre o prédio da Escola Militar de Realengo e a "linha do trem", do seu primeiro balão dirigível: o Bartholomeu de Gusmão, com 60 metros de comprimento e duas hélices, por encomenda do Presidente da República, o Marechal Floriano Peixoto.
Naqueles dias Augusto Severo e seu principal colaborador e administrador, Domingos de Barros trouxeram para orientar nos trabalhos de construção o engenheiro Lachambre, um dos maiores construtores de balões da França. Lachambre permaneceu no Rio de Janeiro por mais de seis meses.
1894 - Em 14 de fevereiro Augusto Severo realizou a primeira experiência com o Bartolomeu de Gusmão no Campo de Tiro de Realengo sem alcançar o êxito tão esperado.
Ao mesmo tempo em que acompanhavam a construção do Bartolomeu de Gusmão, Augusto Severo, Domingos de Barros e o engenheiro Lachambr faziam estudos para a construção de um novo dirigível. Sete anos depois, no dia 5 de outubro de 1901, Augusto Severo chegou a Paris levando consigo projeto do seu segundo balão.
Fonte: Trecho de texto retirado do livro “Terras Realengas” de José Nazareth de Souza Fróes – pág. 45-46.
{gallery lightbox="boxplus/prettyphoto" cols=2 rows=2 width=300 links=0 counter=0 overlay=1 buttons=0}/imagens_musal/2021/CURIOSIDADES_HISTORICAS/Augusto_Severo_Balao{/gallery}
#museuaeroespacial #PaidaAviação #AugustoSevero #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória
Redes Sociais