Ir direto para menu de acessibilidade.
Curiosidades Históricas > PRESIDENTE WENCESLAU BRÁS E ALBERTO SANTOS-DUMONT VISITAM A ESCOLA DE AVIAÇÃO NAVAL
Início do conteúdo da página

Em 2 de abril de 1917, Wenceslau Braz, o então presidente do Brasil (1914 a 1918), e Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação”, visitaram a Escola de Aviação Naval, na Ilha das Enxadas (Baía de Guanabara - RJ).

Na foto, produzida pelo fotógrafo Jorge Kfuri, observa-se um Oficial não identificado, Thiers Fleming, Santos Dumont, Presidente Wenceslau Braz, Almirante Alexandrino de Alencar e Capitão de Fragata Aristides Guilhem. Atrás, no hidroavião Curtiss HS-2L, o Tenente Fileto Santos e, na cabine, o Tenente José Baker de Azamor.

O Inventor e o Presidente conversaram sobre os progressos da aviação e foram recebidos pelo então Ministro da Marinha, o Almirante Alexandrino de Alencar, que participou da Guerra do Paraguai e da Revolta da Armada, e que também foi ministro da Marinha dos Presidentes Affonso Pena (1906 a 1909), Nilo Peçanha (1909 a 1910), Hermes da Fonseca (1910 a 1914) e Arthur Bernardes (1922 a 1926). O almirante mostrou a seus convidados o serviço de aviação naval por ele organizado: uma flotilha de cerca de 30 aparelhos modernos, oficina para reparos e construção de aviões, quatro hangares e a Escola de Aviação. Na época, o Capitão de Fragata Henrique Aristides Guilhem, futuro ministro da Marinha entre 1935 e 1945, comandava a flotilha dos aviões de guerra.

Também durante a visita, foram feitos vários experimentos com o explosivo Brazilita, invento do químico brasileiro Álvaro Alberto da Silva desenvolvido por seu filho, o então 1º Tenente Álvaro Alberto da Mota e Silva e futuro presidente do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, entre 1951 e 1955.

Desde 1945, a Ilha das Enxadas sedia o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, destinado à formação de oficiais da Marinha da área de Saúde, Engenharia, dos Quadros Técnico, Complementar e de Capelães Navais. Anteriormente, abrigou depósito de carvão, depósito de construção naval, a Escola de Aviação Naval, a Escola Naval, e a Escola de Educação Física.

O Presidente voou em um hidroavião pilotado pelo Tenente Antonio Augusto Schorcht e Santos-Dumont em outro hidroavião, pilotado pelo Tenente Virginius De Lamare.

Fim do conteúdo da página