O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), originalmente Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), é uma organização militar e instituição científica e tecnológica do Comando da Aeronáutica à qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito da Força Aérea Brasileira.
Seu projeto remonta aos tempos de Santos Dumont, que em um de seus livros já havia percebido que a região de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, seria ideal para um centro que pudesse agregar conhecimentos científicos e técnicos para uma escola aeronáutica que abrigasse seus próprios alunos.
No final de 1939, o então Ministério do Exército criou um curso de especialização em engenharia aeronáutica na Escola Técnica do Exército, no Rio de Janeiro. Era o primeiro curso de nível superior do Brasil voltado para a aeronáutica. Três anos mais tarde, em 1942, formava-se a primeira turma de engenheiros aeronáuticos brasileiros. Com a criação formal do Ministério da Aeronáutica (MAER) em 1941, parte do contingente de militares do Exército foi transferida para a recém-criada Força Aérea.
Tenente Coronel Casimiro Montenegro Filho
Entre esses oficiais, encontrava-se o então Tenente Coronel Casimiro Montenegro Filho. Um dos primeiros engenheiros formados pela Escola Técnica do Exército, Montenegro visitou, em 1943, um centro de pesquisas aeronáuticas nos EUA. De volta ao Brasil, passou a buscar incansavelmente a criação de um centro análogo em território brasileiro. Assim, em 1945, Montenegro esteve novamente nos EUA, quando então procurou o Professor Richard Smith, do famoso MIT (Massachusetts Institute of Technology), que concordou em auxiliá-lo na implantação de um centro de pesquisas aeronáuticas no Brasil. A área escolhida foi São José dos Campos, entre outras razões, porque se situava estrategicamente ao lado (e praticamente no ponto médio) da Via Dutra, que na época já ligava os dois maiores pólos industriais do país: as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Prof. Richard Harbert Smith
Assim, no dia 29 de janeiro de 1946, ano do quinto aniversário de criação do Ministério da Aeronáutica, por intermédio da Portaria Ministerial n.º 36, o Ministro Armando F. Trompowski criou a Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), que foi instalada inicialmente no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro.
A COCTA ficou subordinada diretamente à Subdiretoria de Técnica Aeronáutica, cujo Diretor era o então Coronel Aviador (Engenheiro) Casimiro Montenegro Filho, e era composta pelas seguintes pessoas: Tenente Coronel Engenheiro Benjamin Manoel Amarante, Capitão Aviador (Engenheiro) Aldo Weber Vieira da Rosa e Engenheiro Hélio de Oliveira Gonçalves, com o propósito de executar o plano formulado pelo Prof. Richard Harbert Smith e outros colaboradores, o qual já havia sido aprovado pelo então Presidente da República José Linhares, em novembro de 1945.
A referida Comissão adquiriu autonomia administrativa em 1947 e foi oficialmente criada pelo Decreto n.º 26.508, de 25 de março de 1949. Foi extinta em 31 de dezembro de 1953, com o Centro Técnico de Aeronáutica - CTA sendo considerado organizado a partir de 1º de janeiro de 1954, pelo Decreto n.º 34.701, de 26 de novembro de 1953.
Cabia à COCTA propor à aprovação do Ministro da Aeronáutica os anteprojetos de organização e regulamentação do CTA, bem como as medidas para a efetivação do plano aprovado.
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