Ir direto para menu de acessibilidade.
Curiosidades Históricas > 160 anos de Augusto Severo – um dos Precursores da Aviação
Início do conteúdo da página

Em 11 de janeiro de 1864, nascia Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, um dos precursores da aviação, “pioneiro dos dirigíveis semirrígidos”.

Augusto Severo chegou a Paris no dia 5 de outubro de 1901, levando consigo os planos de uma aeronave revolucionária: o "Pax", um formidável dirigível semirrígido que deveria resolver simultaneamente os problemas de manobrabilidade e estabilidade dos balões. Com esse veículo, ele pretendia concorrer a um prêmio de 100 mil francos (US$ 20 mil), o Grande Prêmio do Aeroclube da França, criado em 15 de abril de 1900 e destinado àquele que criasse a primeira máquina voadora eficiente.

Segundo o regulamento do concurso – chamado pela imprensa de “prêmio Deutsch” numa referência ao nome do fundador, o empresário francês Henri Deutsch de la Meurthe –, o prêmio seria entregue ao piloto que, num voo sem escalas, supervisionado por uma comissão do Aeroclube da França, partisse e retornasse ao Parque de Aerostação de Paris no tempo máximo de meia hora, cumprindo um trajeto preestabelecido de 11 quilômetros, tendo a Torre Eiffel no meio desse percurso.

Com Augusto Severo, para saber mais sobre esse grande pioneiro da aviação, acesse: https://tokdehistoria.com.br/.../augusto-severo-de.../

Fontes: INCAER e "TokdeHistória"

Boa leitura!

Fim do conteúdo da página