Ir direto para menu de acessibilidade.
Curiosidades Históricas > “PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER” - DIA DA AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO
Início do conteúdo da página

Considera-se que a história da Busca e Salvamento tem como raiz os sentimentos de solidariedade e humanidade de pessoas que procuravam ajudar seus pares em situações de perigo. Foi na II Guerra Mundial, quando o resgate de tripulantes ingleses abatidos em combate revelou extraordinário êxito ao diminuir as perdas humanas, sendo quando o moderno Serviço de Busca e Salvamento teve sua origem.

Na Força Aérea Brasileira, a atividade de Busca e Salvamento teve seu início com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941 e ganhou celeridade a partir do final de 1947, frente às dificuldades enfrentadas nas buscas de uma aeronave da FAB que caiu, no município de Porto de Moz, no Pará. Três anos depois, uma aeronave Catalina, o PBY5-A-6516, foi destacada para o emprego exclusivo da atividade SAR na FAB.

Entretanto, a tragédia do C-47 FAB 2068 foi consagrada como um importante marco na história da Busca e Salvamento da aviação brasileira. No dia 26 de junho de 1967, o avistamento realizado pelo Suboficial Valin, a bordo do Albatroz FAB 6539 do 2° Esquadrão do 10° Grupo de Aviação, fez ecoar na eternidade a frase do então Tenente Velly, que até hoje norteia a mente dos guerreiros da Busca e Salvamento: "Eu sabia que vocês viriam!".

Esse dramático momento da Aviação Brasileira marcou, ainda, o início da operação dos helicópteros H-1H no Brasil, o “Sapão” ou simplesmente “Hagazão”, que foi considerado a espinha dorsal da Aviação de Busca e Salvamento da FAB, uma vez que operou por 50 anos, com mais de 700 mil horas voadas, em 76 aeronaves. Além dos lendários H-1H, outros vetores, com suas respectivas equipagens realizaram, diuturnamente, Ações de Busca e Salvamento dos quais alguns exemplares atualmente pertencem ao acervo histórico e se encontram em exposição no Museu Aeroespacial como por exemplo: C-130 Hércules, P-95M Bandeirulha, H-50 Esquilo, SA-16A Albatroz e C-10A Catalina dentre outros.

Fim do conteúdo da página