Ir direto para menu de acessibilidade.
Curiosidades Históricas > AERONAVES WACO PARA O CORREIO AÉREO MILITAR
Início do conteúdo da página

Em junho de 1935, foram adquiridos para o Correio Aéreo Militar e para outras Unidades Aéreas 30 aviões Waco CPF F-5 (biplano, monomotor, triplace, equipado com motor Wright de 250 HP, radial, 7 cilindros, refrigerado a ar), sendo que os 8 primeiros chegaram ao Brasil em outubro do mesmo ano.

O WACO CPF é um avião com capacidade para um tripulante (cabina traseira) e dois passageiros (cabina dianteira), destinado ao emprego geral e treinamento de pilotos. Serviu às aviações Militar e Naval, a partir de 1935, cumprindo as funções de treinamento militar e Correio Aéreo Militar. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, os WACO CPF remanescentes foram incorporados ao Correio Aéreo Nacional, onde operaram até 1943.

No Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (RJ), é possível conhecer pessoalmente um exemplar da aeronave WACO CPF-5 com número de matrícula C-80 (o “C” indicava Correio). Depois de desativado nas fileiras militares, o mesmo voou em aeroclubes, com a matrícula civil “PP-RAE”, de 1943 a 1961.

Fim do conteúdo da página