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O EMBRAER 110 é um avião com capacidade para 2 tripulantes e 12 passageiros, destinado ao transporte regional. Estes “Bandeirantes” diferem dos primeiros protótipos, pois tiveram seu projeto reformulado pela equipe de projetistas da recém criada EMBRAER (em 2 de janeiro de 1970). O primeiro EMB 110 produzido em série fez seu vôo inaugural em 9 de agosto de 1972. Em 9 de fevereiro de 1973 foi realizada a primeira entrega para a Força Aérea Brasileira onde, durante a solenidade, uma das aeronaves voou com o presidente Médici a bordo. A linha de produção do Bandeirante foi encerrada no final de 1991. No total, foram fabricadas 498 aeronaves, 253 aeronaves para o Brasil e 245 aeronaves vendidas para o exterior.
A Força Aérea Brasileira utiliza estas aeronaves em missões de transporte desde 1973. O exemplar em exposição (matrícula FAB 2150) pertenceu ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, onde operou até ser desativado e entregue ao Museu Aeroespacial, em 2012.
Especificações Técnicas
Fabricante: | Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - EMBRAER – Brasil. |
Motor: | 2 turbo-hélices Pratt & Whitney PT6A-27 de 680 s.h.p. |
Desiginação Militar: | C-95 |
Comprimento: | 14,23 m |
Envergadura: | 15,32 m |
Altura: | 4,73 m |
Peso Vazio: | 3.402 kg |
Velocidade Máxima: | 424 km/h |
Alcance: | 1.927 km |
Armamento: | -- |
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