O IPD/PAR-6505 é um planador feito de madeira, de alta performance e com capacidade para um tripulante, destinado à prática esportiva.
Este planador foi projetado em 1964 por um grupo de engenheiros e estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, sob a supervisão do professor Guido Pessotti. A construção do protótipo teve início em 1965 e o seu primeiro vôo ocorreu em 20 de janeiro de 1968, tendo participado, no mesmo ano, do Campeonato Mundial de Vôo à Vela, na Polônia. Sua produção seriada (como EMB-400) teve início em 1969, sendo a primeira aeronave a ser produzida pela EMBRAER.
O exemplar em exposição (matricula PP-ZTU) é o protótipo e foi doado ao Museu Aeroespacial em 1990.
Especificações Técnicas
Fabricante: | CTA (Centro Técnico de Aeronáutica) - Brasil |
Motor: | Curtiss-Wright J-6-7 Whirlwind R-760 de 240 h.p., radial de 7 cilindros |
Designação Militar: | -- |
Comprimento: | 7,45 m |
Envergadura: | 15 m |
Altura: | 1,55m |
Peso Vazio: | 230 kg |
Velocidade Máxima: | 170 km/h |
Alcance: | -- |
Armamento: | -- |
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