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O CONSOLIDATED VULTEE BT-15 é um avião para dois tripulantes, destinado ao treinamento básico de pilotos. Voou pela primeira vez em 1940, sendo o modelo de treinamento mais utilizado pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, quando foram construídas mais de 10.000 unidades.
O exemplar em exposição é, originalmente, um BT-13A de 1941 (motor Pratt & Whitney R-985-NA-1) designado para a Marinha dos Estados Unidos como SNV-1 e transferido para a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos, onde foi transformado em BT-15 com a instalação de um novo motor Wright R-975-11. Foi adquirido pela Força Aérea Brasileira em 1942 e voou até 1956, utilizando o primeiro modelo de motor aeronáutico montado no Brasil, um F.N.M. R-975-11, da Fábrica Nacional de Motores.
Especificações Técnicas
Fabricante: | The Consolidated Vultee Aircraft Corporation – Estados Unidos |
Motor: | Wright R-975-11 de 450 h.p., radial de 9 cilindros |
Desiginação Militar: | BT-15 |
Comprimento: | 8,76 m |
Envergadura: | 12,86 m |
Altura: | 3,75 m |
Peso Vazio: | 1.520 kg |
Velocidade Máxima: | 293 km/h |
Alcance: | 826 km |
Armamento: | -- |
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