O NORTHROP F-5B é um avião supersônico para dois tripulantes, destinado ao treinamento de combate aéreo, bombardeio, reconhecimento, e conversão para o NORTHROP F-5A “Freedom Fighter”. O F-5B é um aperfeiçoamento do T-38 “Talon”, com performance e capacidade bélica superiores (as mesmas do F-5A). Voou pela primeira vez em 1964, sendo utilizado pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã (Força Aérea) e como avião “inimigo” em treinamentos operacionais (Marinha e Fuzileiros Navais). Produzido sob licença por Canadá, Espanha, Suíça, Coréia e Tailândia, o F-5 ainda é peça importante de várias forças aéreas ao redor do mundo.
A Força Aérea Brasileira utilizou esses aviões no Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, em variada gama de missões e conversão de pilotos para o F-5E “Tiger II”, de 1975 a 1996. O exemplar em exposição (matrícula FAB 4800) foi desativado em 1996 e entregue ao Museu Aeroespacial em 2006.
Especificações Técnicas
Fabricante: | Northrop Corporation – Estados Unidos da América |
Motor: | 2 turbojatos J85-GE-13 de 4.080 lb de empuxo, com pós-combustão |
Designação Militar: | F-5B |
Comprimento: | 14,12 m |
Envergadura: | 7,87 m |
Altura: | 3,99 m |
Peso Vazio: | 3.792 kg |
Velocidade Máxima: | 1.424 km/h (Mach 1.34) |
Alcance: | 2.241 km |
Armamento: | 5 pontos para cargas externas (1 sob a fuselagem e 4 sob as asas) permitem a instalação de mísseis, bombas, foguetes e tanques externos |
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