O NEIVA N621A é um avião com capacidade para dois tripulantes e um passageiro, destinado ao treinamento básico de pilotos.
O exemplar em exposição (matrícula FAB 1830) fez o primeiro vôo em 7 de abril de 1971, sendo o primeiro “Universal” produzido em série. Transformado pela Companhia Neiva no protótipo do “Universal II”, em 1975, teve suas características originais alteradas (peso e comprimento) ao receber um motor Lycoming IO-720-A1A, de 400 h.p. e 8 cilindros opostos, e uma hélice Hartzell de três pás. Entretanto, este avião sofreu um acidente e foi recuperado pelo Centro Técnico Aeroespacial, onde retornou às características originais (com exceção da hélice) ao receber um motor Lycoming IO-540-G1A5 de 290 h.p. e 6 cilindros opostos. Foi desativado em setembro de 1975 e entregue ao Museu Aeroespacial.
Especificações Técnicas
Fabricante: | Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva, Ltda – Brasil |
Motor: | Lycoming IO-540-G1A5 de 290 h.p., 6 cilindros horizontais opostos |
Desiginação Militar: | YT-25A |
Comprimento: | 8,70 m |
Envergadura: | 11 m |
Altura: | 3 m |
Peso Vazio: | 1.150 kg |
Velocidade Máxima: | 275 km/h |
Alcance: | 515 km |
Armamento: | -- |
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