Assista a um vídeo da aeronave.
O Embraer EMB-201 R leva apenas 1 tripulante e é destinado ao reboque de planadores. Originalmente é uma aeronave agrícola e foi desenvolvida no CTA (Centro Técnico Aeroespacial – São José dos Campos, SP) segundo especificações do Ministério da Agricultura, tendo seu o projeto transferido para a EMBRAER assim que esta empresa iniciou suas atividades em 2 de janeiro de 1970. É batizado com o nome da Fazenda Ipanema (situada no município de Sorocaba), onde funcionava um núcleo de pesquisas agrárias no Estado de São Paulo. Voou pela primeira vez em 30 de julho de 1970 (a primeira versão, o EMB-200) e sua versão mais recente (o EMB-202A) é a primeira aeronave de série do mundo a voar com motor a etanol (álcool).
A Força Aérea Brasileira opera as aeronaves EMB-201 R (G-19) “Ipanema” (produzidas especialmente para rebocar planadores) em missões do Clube de Vôo a Vela da Academia da Força Aérea Brasileira, desde 1976. O exemplar em exposição (matrícula FAB 0151) foi desativado e entregue ao Museu Aeroespacial em 2011.
Especificações Técnicas
Fabricante: | Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - EMBRAER – Brasil. |
Motor: | Lycoming IO-540-K1F 5D de 300 h.p., 6 cilindros horizontais opostos. |
Desiginação Militar: | G-19. |
Comprimento: | 7,43 m |
Envergadura: | 11,20 m |
Altura: | 2,23 m |
Peso Vazio: | 1.067 kg |
Velocidade Máxima: | 224 km/h |
Alcance: | 766 km |
Armamento: | -- |
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