Ir direto para menu de acessibilidade.
Acervo de aeronaves > Aeronaves > 14-bis | Alberto Santos Dumont
Início do conteúdo da página

{gallery id=eda lightbox="boxplus/prettyphoto" layout=hidden links=0 counter=0 overlay=1 buttons=0}/imagens_musal/aeronaves/14bis/plus{/gallery} {gallery link=eda}Clique + fotos{/gallery}

 

 

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o 14-Bis

 

O “14 BIS” tem capacidade para um tripulante. Foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Esse fato histórico teve lugar em Bagatelle (centro de Paris), no dia 23 de outubro de 1906. Nessa data, Santos Dumont decolou com seu “14 BIS” e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante, tanto no campo dos aeróstatos (veículos mais leves que o ar), como no dos aeródinos (veículos mais pesados que o ar).

O exemplar em exposição é uma réplica, construída pelo Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos em 1973, e está equipado com um motor “Lycoming” de 166 h.p., 4 cilindros opostos.

 

Especificações Técnicas  
Fabricante: Alberto Santos Dumont – Brasil
Motor: “Antoinette” de 50 h.p., 8 cilindros em “V”, refrigerado a água
Desiginação Militar: --
Comprimento: 10 m
Envergadura: 12 m
Altura: 4,80 m
Peso Vazio: 160 kg
Velocidade Máxima: 30,8 km/h
Alcance: --
Armamento: --

 

<< Voltar a lista de Aeronaves

Fim do conteúdo da página