O AERO BOERO 180 é um avião leve, de dois lugares, destinado ao treinamento primário e reboque de planadores. É um desenvolvimento do AERO BOERO 95, que voou pela primeira vez em 12 de março de 1959. Em 1987 o então DAC (Departamento de Aviação Civil) do Brasil adquiriu na Argentina, um lote de quase 400 aeronaves (modelos AB-115 e AB-180), que foi gradualmente entregue ao Brasil, de 1988 a 1994. Os Aero Boero marcaram época, pois centenas de pilotos conquistaram seus brevês nesses aviões.
O exemplar em exposição (matrícula FAB 0155) foi utilizado em missões de reboque de planadores do Clube de Voo à Vela da Academia da Força Aérea Brasileira até ser desativado e incorporado ao acervo do Museu Aeroespacial em 2012.
Especificações Técnicas
Fabricante: | Aero Boero Sociedad Anónima – Argentina |
Motor: | Lycoming O-360-A1A de 180 h.p., 4 cilindros horizontais opostos |
Designação Militar: | G-180 |
Comprimento: | 6,90 m |
Envergadura: | 10,42 m |
Altura: | 2,10 m |
Peso Vazio: | 550 kg |
Velocidade Máxima: | 228 km/h |
Alcance: | 800 km |
Armamento: | -- |
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