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Acervo de aeronaves > Aeronaves > Surubim - IPT-16 | Instituto de Pesq. Tec. de SP
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O IPT-16 é um avião experimental de alto desempenho destinado a ensaios de vôo. Possui estrutura de madeira e capacidade para um tripulante. O Surubim começou a ser construído em 1949, por iniciativa particular do engenheiro Joseph Kovacs, no intuito de criar um avião para um motor Hirth recém adquirido num depósito do Campo de Marte, São Paulo. Trabalhando com o engenheiro Silvio de Oliveira o projeto do avião começou a tomar forma e foi batizado de “Satanás”, após alguns meses. Contudo, o projeto foi paralisado e retomado (em 1953), pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que o concluiu e o rebatizou de IPT-16 “Surubim”. O vôo inaugural foi realizado pelo Campeão Sul Americano de Acrobacias Aéreas, o Sr Alberto Bertelli, em 17 de setembro de 1959.

O exemplar em exposição é único e teve o seu trem de pouso retrátil substituído por um trem de pouso fixo em uma grande revisão (em 1979), na cidade de Rio Claro, onde foi empregado no treinamento de pilotos acrobáticos até a sua desativação, em 1989, quando foi entregue ao Museu Aeroespacial.

 

Especificações Técnicas  
Fabricante: Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – Brasil
Motor: Hirth HM 506A de 160 h.p., 4 cilindros em linha invertidos
Desiginação Militar: --
Comprimento: 7,0 m
Envergadura: 7,70 m
Altura: 2,10 m
Peso Vazio: 440 kg
Velocidade Máxima: 340 km/h
Alcance: 1.050 km
Armamento: --

 

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