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O “ERJ 140” é um avião a jato com capacidade para 4 tripulantes e 44 passageiros, destinado ao transporte regional. Concebido para satisfazer os requisitos de um mercado em rápida mutação, revolucionou as viagens curtas com custos operacionais compatíveis aos dos aviões turbo-hélice.
O exemplar em exposição (matrícula PT-ZJA) é o protótipo da família ERJ, tendo sido fabricado ERJ 145 e modificado para ERJ 140. Voou pela primeira vez como ERJ 145 em 11 de agosto de 1995 e como ERJ 140 em 27 de junho de 2000, sendo utilizado como aeronave experimental em constantes modificações e testes para o desenvolvimento de novos equipamentos das diversas versões da família ERJ 135/140/145. Este avião foi doado pela EMBRAER e incorporado ao acervo do Museu Aeroespacial, em 19 de novembro de 2010.
Especificações Técnicas
Fabricante: | Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - EMBRAER – Brasil. |
Motor: | 2 turbofan Rolls-Royce AE 3007A de 7.040 lb de empuxo. |
Desiginação Militar: | -- |
Comprimento: | 28,45 m |
Envergadura: | 20,04 m |
Altura: | 6,76 m |
Peso Vazio: | 11.816 kg (versão ER) e 11.808 kg (versão LR). |
Velocidade Máxima: | 852 km/h (Mach 0.78) |
Alcance: | 1.250 km (versão ER) e 1.650 km (versão LR). |
Armamento: | -- |
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