Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > ESCOLA CÍVICO MILITAR VISITA O MUSAL
Início do conteúdo da página

Na última sexta-feira, dia 22 de outubro, 30 alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Carioca General Abreu, localizada no bairro do Rocha, na Zona Norte do Rio, e pertencente à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), visitaram o Museu Aeroespacial.

A Escola General Abreu é a primeira na Cidade do Rio de Janeiro a fazer parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares.

O modelo implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos Colégios Militares do Exército, da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar em vários estados da federação. Os militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Os estudantes, entre 11 e 14 anos de idade, ficaram maravilhados com as exposições, participando ativamente das oficinas pedagógicas propostas e demonstrando grande interesse pelos assuntos abordados durante a visita. O encantamento foi tão grande que uma das alunas declarou o desejo de seguir os passos de Santos Dumont e tornar-se uma inventora.

Os visitantes tiveram também a oportunidade de estrear a nova sala de atividades infantojuvenis do MUSAL, que tem como principal objetivo despertar o interesse pela Aviação e sua História. A metodologia pedagógica aplicada foi discutida previamente, considerando as faixas etárias, formações, regiões geográficas e contextos socioeconômicos dos alunos, permitindo assim potencializar os conhecimentos transmitidos e, principalmente, propagar a cultura aeronáutica. Encerrando a manhã de atividades, foram-lhes apresentadas as variadas formas de ingresso nas carreiras da Força Aérea Brasileira.

 

 

Fim do conteúdo da página