A constituição do Arquivo Histórico do Museu Aeroespacial (AHMA) está relacionada com a própria criação do Musal em 31 de julho de 1973 e foi inaugurado em 18 de outubro de 1976, cuja finalidade é preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira, por intermédio de seu acervo histórico.
O acervo é constituído por documentos textuais, iconográficos, filmográficos, cartográficos e sonoros, os quais são referentes às aviações civil e militar. Pode-se destacar: negativos de vidro (1928-1960) e de celulose (1934-1950), pertencentes à antiga Escola de Aviação Militar (1919-1938) e à Escola de Aeronáutica (1941), compostos por fotos aéreas tiradas pelo Serviço de Fotografia Aérea.
Outro acervo de grande destaque é a coletânea de documentos do 1º Grupo de Aviação de Caça referentes a sua icônica participação durante na Segunda Guerra Mundial, onde constam por exemplo as cadernetas de voo com o histórico dos voos realizados, dados dos pilotos, entre outras informações relevantes.
O Arquivo Histórico dispõe de uma equipe de profissionais qualificados, capazes de atender às demandas dos mais variados pesquisadores. As consultas ao acervo precisam ser realizadas com agendamento prévio pelo e-mail
{gallery lightbox="boxplus/prettyphoto" cols=2 rows=2 width=300 links=0 counter=0 overlay=1 buttons=0}/imagens_musal/2021/NOTICIAS/ARQUIVO{/gallery}
Redes Sociais