Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MUSAL CELEBRA SEU 45º ANIVERSÁRIO DE INAUGURAÇÃO
Início do conteúdo da página

 

A idéia de se criar um museu aeronáutico surge no intuito de enaltecer, preservar e difundir a história da aviação e defender o pioneirismo de Santos Dumont, o brasileiro que, em 1906, realizou o primeiro voo do mais pesado que o ar em Paris.

Até a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, nada de concreto havia sido feito para a construção desse espaço nem para a organização de um acervo especializado. Por essa razão, em 1943, Dr. Salgado Filho, o primeiro Ministro dessa pasta, designou o Aviador Civil José Garcia de Souza, para reunir todo o material que a Escola de Aeronáutica, então sediada no Campo dos Afonsos, pudesse ter, a fim de viabilizar a criação de um futuro Museu da Aeronáutica.

Quase três décadas se passaram até que em 1969, a Escola de Aeronáutica passa a ser chamada Academia da Força Aérea, sendo esta transferida para Pirassunungaem 1971 e deixando suas instalações no lendário Campos dos Afonsos, o berço da Aviação Militar. Em 31 de julho de 1973,o Ministro da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Araripe de Macedo, cria o Núcleo do Museu Aeroespacial, tendo como primeiro Diretor o Major Especialista João Maria Monteiro,ocupando as antigas instalações da Academia da Força Aérea. Contudo, aquele museu ainda não tinha condições de ser aberto ao público, uma vez que não estava devidamente organizado.

Finalmente,em18 de outubro de 1976, o MUSAL é inaugurado com a presença de diversas autoridades e um público de aproximadamente 400 pessoas. Além de42 aeronaves, as exposições do novo museu eram dedicadas a temas específicos como sala dos motores, instrumentos de voo e hélices; sala dedicada ao Ministro Salgado Filho e outra à Aviadora Anésia Pinheiro Machado; além de uma sala dedicada à atuação do 1⁰ Grupo de Aviação de Caça na Segunda Grande Guerra.

#museuaeroespacial#PaidaAviação#SantosDumont#museuaeroespacialrj#musal#fab_oficial#fab#dimensão22#forçaaéreabrasileira#campodosafonsos#História#HistóriadaAviação#amaero#cultura#lazer#diversao#visiteomusal#FABnaHistória

Fim do conteúdo da página