Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > Dia da Amazônia
Início do conteúdo da página

No dia 5 de setembro é comemorado o dia da amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Rica em biodiversidade, é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta. Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos. A amazônia se estende por nove países, mas cerca de 69% de seu território se encontra em terras brasileiras.

O dia 5 de setembro foi escolhido porque, nesse mesmo dia em 1850, Dom Pedro II decretou a inauguração da Província do Amazonas, onde hoje é o atual estado do Amazonas.

A FAB  possui em todo o território Amazônico Nacional Unidade Aéreas  com vocações operacionais distintas: Caça, Transporte e Asas Rotativas, porém complementares; uma organizada estrutura logística; além de meios humanos e materiais para garantir a preservação, a segurança e defesa necessárias.

A data é uma oportunidade de conhecer mais sobre este bioma e consientizar as pessoas sobre sua importância para o mundo sobretudo a importância da preservação desra grande unidade.

Fim do conteúdo da página