Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > NOVA SALA DE ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Início do conteúdo da página

Aproveitando a paralisação das atividades públicas por conta da pandemia de COVID-19 (Sars-Cov-2), o Museu Aeroespacial tem realizado uma série de serviços de obras, modernizações e melhorias em suas instalações, visando atender melhor seus visitantes. Nesse contexto, uma das novidades foi a elaboração de uma sala destinada as ações educativas infanto-juvenis, onde anteriormente era destinada à exposição “FAB na Guerra”, haja vista que, historicamente, esse público compõe a maioria dos visitantes do MUSAL ao longo do ano.

A sala foi totalmente reformulada para atender a sua nova finalidade. Foram realizados desde reparos estruturais até a colocação de painéis com iluminação especial, confecção de mesas e cadeiras para o público infantil, instalação de recursos audiovisuais como facilitadores para contação de histórias, projeção de vídeos e outros. Tudo foi pensado e planejado para proporcionar bem estar e conforto e, principalmente o maior entretenimento para as crianças e adolescentes.

A reformulação começou ainda em 2020, sendo realizados serviços de alvenaria e correções no reboco das paredes, a fim de resolver problemas como infiltrações; revisão das instalações elétricas. Após as obras iniciais, as melhorias se intensificaram a partir de fevereiro do corrente ano, quando teve inicio o serviço de rebaixamento do teto em gesso e a preparação das paredes com a correção de imperfeições para receber a pintura e a colocação de rodapés em madeira.

Após toda essa fase preparatória, a principal preocupação era tornar o ambiente lúdico e atrativo para o público alvo. Assim, surgiram diversas ideias como a confecção de um tablado e um biombo para a realização de teatro de fantoches; aquisição de materiais para oficinas infantis; a preocupação com a decoração do ambiente apropriado, porém talvez o maior desafio tenha sido a confecção de um grande painel com tema infantil desenhado pelo o Servidor Civil José Fernandez de Macedo, desenhista do efetivo do museu, sendo alusivo à Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Esta pintura pode ser considerada uma verdadeira obra de arte, haja vista que foi feita à mão em uma das paredes da referida sala, contando com a importante colaboração dos militares da Seção de Recursos Educativos: Suboficial Hélio Motta de Souza, Suboficial Marcelos dos Santos Lima e Suboficial Jaime da Silva. Além disso, foram colocados quatro grandes painéis (banners) com temas relacionados à aviação brasileira.

Além do espaço físico apropriado, a Seção de Recursos Educativos vem planejando e atualizando os projetos educativos e atividades a serem desenvolvidos com os diversos públicos-alvo, tendo como objetivo entreter e, em particular, despertar o interesse pela Aviação e sua História. A metodologia pedagógica aplicada é discutida previamente, considerando as faixas etárias, formações, regiões geográficas e contextos socioeconômicos, o que permite potencializar os conhecimentos transmitidos e, principalmente, propagar a cultura aeronáutica, cativando assim mais e mais pessoas para a brilhante carreira na Força Aérea Brasileira.

 

#museuaeroespacial #PaidaAviação #SantosDumont #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

 

Fim do conteúdo da página