Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MUSAL COMEMORA 48º ANIVERSÁRIO
Início do conteúdo da página

 

No dia 29 de julho, em solenidade reservada e cumprindo todos os protocolos do Comando da Aeronáutica e Autoridades Sanitárias previstos para o atual momento de pandemia do vírus SARS-COV-2, o Museu Aeroespacial (MUSAL) realizou a Cerimônia Militar alusiva ao 48º aniversário de sua criação.

Criado em 31 de julho de 1973, o Museu Aeroespacial passou a ser a materialização da idéia de um museu aeronáutico, a qual é anterior a própria criação do Ministério da Aeronáutica. Na década de 1930, os amantes da aviação sentiam falta de um local adequado para a guarda e preservação da documentação histórica relacionada ao assunto., uma vez que algumas décadas já haviam se passado desde o voo do mais pesado que o ar e muitos países já possuíam um museu dedicado a esse setor. Entretanto, o Brasil ainda não havia se mobilizado para tal organização, apesar de se acreditar que um museu ajudaria a defender o pioneirismo de Santos Dumont, que, em 1906, realizou o primeiro voo do mais pesado que o ar em Paris.

A cerimônia que foi presidida pelo Tenente Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), também contou com as presenças do Brig do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior, Comandante Universidade da Força Aérea; do Brig do Ar Ref Márcio Bhering Cardoso, eterno Diretor do MUSAL; do Brig do ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER; e do Dr. Marcelo Pelajo, Curador do Museu da Patologia e Pesquisador do Instituto Osvaldo Cruz/Fiocruz.

Durante o evento foram realizadas homenagens ao Brigadeiro do Ar Reformado Márcio Bhering Cardoso, Diretor do MUSAL por 16 anos (abr/2001 até mar/2017), além do reconhecimento para alguns dos grandes Amigos do Museu Aeroespacial pelos inestimáveis apoios prestados. Na oportunidade, também foram enaltecidos os profissionais do MUSAL, que foram eleitos entre seus pares como “Destaque Profissional”, bem como os militares que foram agraciados com as Medalhas Militar de Prata e Bronze, por haverem completado, respectivamente, 20 e 10 anos de bons serviços prestados em serviço ativo.

Já ao final da solenidade, o Brigadeiro Mauricio Carvalho Sampaio, Diretor do MUSAL, fez uso da palavra, parabenizando e ressaltando a importância do reconhecimento aos homenageados, destacando o comprometimento e o empenho com que desempenharam e ainda desempenham suas funções, servindo de exemplos para seus pares e subordinados.

#museuaeroespacial #PaidaAviação #SantosDumont #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

 

 Texto: Cel Av R/1 Sarandi

Fotografias: 1S BFT Israel e Civil Gastão

 

Fim do conteúdo da página