Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do MUSAL > FAB apoia a vacinação contra a COVID-19
Início do conteúdo da página

Iniciativa integra ação conjunta que objetiva reforçar o combate ao novo Coronavírus

Foi inaugurado, nesta quinta-feira (22), o posto de vacinação contra a COVID-19 no Museu Aeroespacial (MUSAL), sediado na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF). A iniciativa faz parte de uma ação integrada entre a Força Aérea Brasileira (FAB), Comando Conjunto Leste (CCj Leste) e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A abertura do posto de vacinação representa um reforço às ações do CCj Leste e a Cidade do Rio de Janeiro, em apoio à vacinação da população. Seu funcionamento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e aos sábados, das 08h às 12h, no Museu Aeroespacial (MUSAL). O atendimento ocorrerá na modalidade Drive-Thru e, simultaneamente, os visitantes poderão apreciar parte do acervo de aeronaves do MUSAL que estará exposto no Hangar 5.
Moradora do bairro de Guadalupe, Marlene Maria dos Santos Marques, 60 anos, foi a primeira a ser vacinada no Drive Thru do Campo dos Afonsos. Ela conta sua alegria em ter sido imunizada. “Foi muito bom tomar a vacina, pois eu estava há muito tempo na expectativa. Agora aguardo para tomar a segunda dose”, relata.

O funcionamento do posto segue o calendário previsto no plano de vacinação estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), incluindo grupos, faixa etária, doses de vacinas e todos os protocolos sanitários vigentes. A capacitação das equipes de militares que atuam nos postos de vacinação foi realizada pela SMS-Rio, com o apoio de hospitais, clínicas e centros de saúde do município.

Estiveram presentes na inauguração o Comandante do Comando Conjunto Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Comandante da 1ª Divisão do Exército, General Kleber Nunes de Vasconcellos; o Comandante do Comando Aéreo Leste, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; o Comandante da Brigada de Infantaria Pará-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; o Comandante da Universidade da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Júnior e o Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.

 

Fim do conteúdo da página