Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > 12 de Março - Dia do Bibliotecário
Início do conteúdo da página

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, com efeitos em todo o território nacional.

O bibliotecário é o profissional formado em biblioteconomia e que trabalha para o progresso cultural do país. Ele faz o gerenciamento das bibliotecas, o que compreende uma série de tarefas, dentre as quais a catalogação e indexação de obras, manutenção de sistemas informáticos, apenas para citar alguns.

Origem do Dia do Bibliotecário

A data é comemorada no dia 12 de março por essa ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 - 1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Depois de trabalhar durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, Bastos Tigre assumiu a direção da biblioteca, cujo cargo exerceu mesmo depois de aposentado.

Engenheiro, o nosso homenageado foi escritor, poeta, publicitário, além de bibliotecário, claro, entre outros. O tão conhecido slogan "Se é Bayer é bom" foi criado por ele.

Homenagem ao Dia do Bibliotecário

O Museu Aeroespacial faz questão de enaltecer o dia que celebra tão importante profissional, o qual é um dos sustentáculos da cultura!

"O bibliotecário não tem futuro! O bibliotecário é o futuro." (Camila Nogueira de Castro Ferreira - Pensador.com)

"Ao Bibliotecário não compete aceitar simplesmente ser um disseminador de informação, com profundos conhecimentos técnicos, mas, sobretudo, valer-se de novos métodos e instrumentos, para levar essa mesma informação ao usuário." (ima - Pensador.com)

Fim do conteúdo da página