Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MUSEU AEROESPACIAL comemora Semana de Museus com programação especial
Início do conteúdo da página

 

A partir de terça-feira, 15, o Museu Aeroespacial (MUSAL), participa da 16ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Durante toda a semana, os visitantes poderão conhecer o interior de diversas aeronaves históricas e participar de uma programação especial.

No final de semana, acontecerão shows aéreos com a Esquadrilha CEU, exposição de ultraleves, aeromodelismo, demonstrações operacionais da Força Aérea Brasileira e de parceiros como a Polícia Federal, Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Polícia Militar e Polícia Civil, além de praça de alimentação e outras atrações voltadas para toda família.

O MUSAL oferecerá todas as atividades gratuitamente, mas convida o público a levar 1kg de alimento não-perecível que será doado ao Instituto Casa Viva, uma organização que atua em atendimento às necessidades da população da região de Jardim Sulacap.

Sábado e domingo serão agitados

No sábado e no domingo, a Esquadrilha CEU vai fazer a alegria do público presente com muitas acrobacias no ar, juntamente com os aeromodelos da Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA). No sábado, os ultraleves tomarão conta dos céus e também estarão em exposição ao público. Além disso, haverá exibição de filmes históricos, apresentação da Banda Militar da Ala 12 (antiga Base Aérea de Santa Cruz), oficinas educativas, oficinas de plastimodelismo entre outras atrações.

Já no domingo, a corrida Federal Kids, evento voltado para o público infantil em combate a pedofilia, organizado pela Polícia Federal, inicia às 8h e 30min. Logo após a corrida, a Banda Sinfônica e o canil da Guarda Municipal do Rio de Janeiro farão suas apresentações ao público. O domingo também será o dia dos carros antigos tomarem o pátio externo do MUSAL com a exposição de automóveis de variados períodos históricos.

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que acontece no mês de maio, momento em que comemoramos o Dia Nacional de Museus, dia 18. A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus, com a intenção de fomentar as relações dos museus com a sociedade e aumentar o público visitante.

Neste ano, o tema escolhido foi “Museus Hiperconectados” com o objetivo de difundir iniciativas de museus que busquem se conectar aos seus antigos e novos públicos. Os participantes nos mais de 3.200 eventos programados poderão utilizar a #semanamuseus2018 nas redes sociais para interagir com as instituições participantes e demais participantes.

O MUSAL está aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 16h, localizado na Avenida Marechal Fontenelle, 2.000, no Campo dos Afonsos. No sábado e no domingo, o estacionamento não estará aberto ao público, pois dará lugar as exposições e estrutura necessária para as atividades.

Fim do conteúdo da página