Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > Brasiliana Fotográfica completa 10 anos com ciclo de debates na Biblioteca Nacional
Início do conteúdo da página

No último dia 16 de abril, o portal “Brasiliana Fotográfica” celebrou seus 10 anos de existência com um evento gratuito, realizado no Auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro. A iniciativa reuniu especialistas, pesquisadores e representantes das instituições parceiras da plataforma, incluindo o Museu Aeroespacial (MUSAL), representado pela Primeiro Tenente QOCON AQV Marcella de Souza Santos Lacerda, Chefe da Seção de Arquivo Histórico. A presença da oficial reforçou a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) como parceira e colaboradora ativa na preservação da memória histórica nacional.

Idealizado em 2015 por meio de uma parceria entre a FBN e o Instituto Moreira Salles (IMS), o portal tem como missão democratizar o acesso aos acervos de fotografia histórica brasileira. Com mais de 11.670 imagens digitalizadas, o site disponibiliza registros produzidos entre o século XIX e as primeiras décadas do século XX. Além das instituições fundadoras, outras 12 entidades parceiras contribuem com acervos, entre elas o próprio Museu Aeroespacial.

A programação comemorativa contou com cinco mesas temáticas, que abordaram desde a criação e o funcionamento do portal até os desafios da preservação digital. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem póstuma à servidora Angela Bettencourt, ex-coordenadora da Biblioteca Nacional Digital e colaboradora essencial do portal. Também foram homenageados Flavio Pinheiro, Joaquim Marçal e Renato Lessa, personalidades que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento e consolidação da Brasiliana Fotográfica.

Durante o encontro, a Primeiro Tenente Marcella destacou a importância da participação do MUSAL na iniciativa “A presença do Museu Aeroespacial neste importante encontro reforça o compromisso da Força Aérea Brasileira com a preservação da memória nacional. Por meio da disponibilização de acervos iconográficos de valor histórico e cultural, contribuímos para a democratização do conhecimento e para a valorização da história da fotografia no Brasil.”

Até março de 2025, o portal Brasiliana Fotográfica já havia registrado mais de 80 milhões de visualizações e 553 artigos publicados. Os números comprovam a relevância da plataforma como instrumento de difusão do conhecimento histórico e fotográfico. Entre os principais recursos do site, destacam-se a ferramenta de zoom de alta precisão, a possibilidade de salvar pesquisas e compartilhar grupos de imagens, transformando o ambiente virtual em um espaço interativo de estudo, reflexão e preservação da memória coletiva.

 

Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)

Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva

Fim do conteúdo da página