Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > Diretor de Ensino da Aeronáutica visita o Museu Aeroespacial
Início do conteúdo da página

Nesta terça-feira, 8 de abril, o Museu Aeroespacial (MUSAL), situado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, recebeu a visita do Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, sendo recebido juntamente com sua comitiva pelo Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar R/1 Mauricio Carvalho Sampaio e oficiais do efetivo do Museu.

Durante a visita, que foi mediada pelo Suboficial Luiz Cláudio Campos Velasquez, a comitiva percorreu as principais salas temáticas do MUSAL, explorando exposições permanentes que resgatam momentos significativos da aviação brasileira e internacional. Um dos primeiros espaços visitados foi o Salão Velhas Garças, seguido da Sala Esquadrilha da Fumaça, cuja peça central é o avião T-6D (1959), utilizado pelo então líder do Esquadrão de Demonstração, Coronel Antonio Arthur Braga. O ambiente também reúne fotografias que documentam a trajetória da Esquadrilha desde 1956 até os dias atuais.

Já na Sala de Motores, os visitantes observaram peças que ilustram a transição entre diferentes eras da aviação, desde motores da Segunda Guerra Mundial até exemplares da era dos jatos. A comitiva também conheceu a Sala de Armas, onde estão expostas relíquias utilizadas em conflitos mundiais. Outro destaque foi a Sala Demoiselle, dedicada à valorização da presença feminina na Força Aérea Brasileira. O espaço abriga a exposição “A Força Mulher – A trajetória da mulher militar na FAB. Passado – Presente – Futuro”, composta por fotografias, painéis e objetos pessoais, como medalhas, documentos e uniformes, que evidenciam a contribuição das mulheres para a história da Instituição.

Na Sala Embraer, os visitantes conheceram a trajetória da empresa criada em 1969, com destaque para suas aeronaves de maior projeção. O espaço conta com maquetes e painéis informativos que ilustram a evolução da indústria aeronáutica brasileira.

Um dos pontos altos da visita foi a passagem pela Sala Santos Dumont, onde está exposta uma coleção de objetos pessoais do inventor brasileiro, considerado o Pai da Aviação. Entre os itens de maior valor histórico, destacam-se o chapéu Panamá, a maleta de couro com as iniciais “S=D” e o escrínio que preserva o coração do grande Pioneiro da Aviação. O itinerário incluiu ainda a Sala de Briefing, ambiente autêntico de planejamento de missões aéreas, restaurado para preservar sua função original. Ao lado, uma galeria homenageia os Aspirantes formados no Campo dos Afonsos, no período da então Escola de Aeronáutica.

A visita foi concluída com a exploração dos hangares, onde estão expostas aeronaves que marcaram a história da aviação militar e civil no Brasil. Entre elas, destacam-se modelos emblemáticos utilizados em missões operacionais de treinamento, transporte, resgate e patrulha como o North American B-25J.

“É extremamente prazeroso estar em um ambiente tão especial como o MUSAL, onde facilmente se percebe a História, Tradição e Amor cultuados pela Aviação Brasileira e Mundial. Realmente é uma Instituição que merece os parabéns pelos conhecimentos difundidos de forma clara e aprofundada. Parabéns, MUSAL!”, relatou o Major-Brigadeiro.

A presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica reforça a importância do MUSAL como centro de preservação da memória aeronáutica nacional e como espaço de educação e cultura voltado a militares, pesquisadores e à Sociedade Civil.

Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)

Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva

Fotos: Sgt ISRAEL Almeida da Silva

Fim do conteúdo da página