Na última quinta-feira, 3 de abril, o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebeu a visita da pesquisadora Sílvia Scandalo da exposição “Asas da Memória – Santos Dumont na Terra das Cataratas”, de Foz do Iguaçu (PR), cujo objetivo era aprofundar seus conhecimentos sobre o acervo do MUSAL relacionado a Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação.
A pesquisadora foi recepcionada pelo Sargento Breno Fazoli, mediador do MUSAL, e pode conhecer de perto, com riqueza de detalhes, a Sala Santos Dumont, um espaço inteiramente dedicado à vida e à obra do inventor brasileiro. A exposição permanente, que apresenta objetos pessoais, documentos históricos, fotografias, pinturas e modelos de aeronaves, despertou grande interesse entre os visitantes.
Dentre os destaques do acervo, encontram-se itens de valor histórico inestimável, como o chapéu Panamá usado por Santos Dumont, a maleta de couro marrom com as iniciais S=D, preservada graças à amizade entre Santos Dumont e Pedro de Araújo Lima Guimarães, e até mesmo o coração do inventor, conservado em um recipiente especial, denominado “escrínio”.
“A visita ao MUSAL superou minhas expectativas. Além de ser sempre um prazer aprender mais sobre a vida e a obra de Santos Dumont, fiquei impressionada com o acervo de aeronaves. Recomendo a todos que tiverem a oportunidade de fazerem a visita guiada. Torna a experiência ainda mais rica. A equipe do museu é muito atenciosa e visivelmente apaixonada pelo que faz”, afirmou a pesquisadora e artesã Sílvia Scandalo, integrante da equipe curatorial da exposição em Foz do Iguaçu.
Além da sala dedicada ao Pai da Aviação, os pesquisadores exploraram outras áreas do museu, como a Sala das Mulheres que abriga a mostra "A Força Mulher – A trajetória da mulher militar na FAB. Passado – Presente – Futuro”, com objetos pessoais, documentos, uniformes e medalhas que contam a história da presença feminina na Força Aérea Brasileira. Outra exposição visitada foi "Primórdios da Aviação", que homenageia personagens fundamentais da história aeronáutica nacional como o Brigadeiro Eduardo Gomes. Já no pátio externo e nos hangares do MUSAL, os visitantes também puderam contemplar mais de 70 aeronaves emblemáticas.
A visita reforçou a parceria entre instituições que preservam a memória e pioneirismo brasileiro na aviação. Em Foz do Iguaçu, a exposição “Asas da Memória – Santos Dumont na Terra das Cataratas” nasceu do trabalho colaborativo de quatro pesquisadores. O projeto tem como objetivo divulgar a ainda pouco conhecida ligação de Santos Dumont com a região das Cataratas do Iguaçu. Sediada no Gresfi, a exposição “Asas da Memória” é gratuita e aberta ao público todos os sábados, das 8h às 12h.
A colaboração com o Museu Aeroespacial reforça o compromisso comum de divulgar, preservar e valorizar a herança de Santos Dumont - não apenas como um inventor genial, mas como um símbolo do espírito inovador brasileiro.
Serviço – Museu Aeroespacial (MUSAL)
- Avenida Marechal Fontenele, 2000 – Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ)
- Visitação: de terça a domingo, das 9h às 16h
- Entrada gratuita!
Serviço – Exposição “Asas da Memória – Santos Dumont na Terra das Cataratas”
- Clube Gresfi – Av. Juscelino Kubitscheck, 1872, Jardim América, Foz do Iguaçu (PR)
- Todos os sábados, das 8h às 12h
- Entrada gratuita | Livre para todas as idades
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Apuração: 1S BRENO Fazoli
Colaboração: Equipe curatorial da exposição em Foz do Iguaçu
Redes Sociais