Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > Aspirantes da Escola Naval visitam o Museu Aeroespacial
Início do conteúdo da página

Na quinta-feira (26/03), o Museu Aeroespacial (MUSAL) recebeu a visita de 45 Aspirantes integrantes do Grêmio de Aviação da Escola Naval. A atividade, conduzida pelos mediadores do Museu, proporcionou aos futuros Oficiais da Marinha do Brasil uma imersão na história da Força Aérea Brasileira (FAB) e no legado da aviação civil e militar.

Durante a visita guiada, os Aspirantes puderam conhecer de perto aeronaves históricas, equipamentos e documentos que compõem o acervo do MUSAL, assuntos de extrema relevância e interesse para os integrantes do Grêmio de Aviação. O contato direto com esse rico patrimônio cultural permitiu o acréscimo de conhecimentos, que contribuirão para formação desses militares, tornando a experiência ainda mais significativa.

O Aspirante Constant destacou o impacto da visita na sua formação profissional: "A visita ao Museu Aeroespacial foi uma experiência de grande valor profissional. Tivemos contato com a história do precursor da aviação, Santos Dumont, e conhecemos diversas aeronaves que marcaram a história da aviação mundial e brasileira. Sem dúvida, esse conhecimento despertou ainda mais nosso interesse pelo universo da aviação."

Um dos espaços visitados foi a Sala Santos Dumont, dedicada a fomentar o pioneirismo do inventor brasileiro na aviação. A exposição "Vida e Obra de Santos Dumont" chamou a atenção dos visitantes ao destacar a trajetória marcante do gênio brasileiro e seus inventos como os famosos o "14-BIS" - primeiro aparelho mais pesado que o ar a realizar um voo autônomo - e a "DEMOISELLE" - primeira aeronave a ser construída em série no mundo. O espaço conta com itens que surpreenderam os visitantes: registros fotográficos, documentos históricos e objetos pessoais do “Pai da Aviação”, como uma maleta e o icônico chapéu 'Panamá', além do próprio coração de Santos Dumont, que é preservado em um escrínio.

Nos hangares de aeronaves, a comitiva teve a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de aeronaves utilizadas para as mais diversas finalidades desde treinamento de pilotos até a defesa nacional. Um dos destaques foi a aeronave Gloster Meteor F-8, primeira aeronave a jato dos Aliados na Segunda Guerra, adquirida pelo Brasil por meio da permuta de algodão, conforme registros históricos. Outros elementos do acervo impressionaram os visitantes, como o helicóptero H-34 Super Puma, bem como a metralhadora Browning M2, empregada na Segunda Guerra Mundial, que, devido a sua complexidade operacional, exigia quatro militares para seu manuseio.

O Aspirante Lucas Chagas enfatizou a importância da visita para o aprimoramento dos Aspirantes: "A visita foi fundamental para a formação dos Aspirantes do Grêmio de Aviação, proporcionando uma imersão na história da aviação militar. Tivemos a oportunidade de conhecer o histórico Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, e as aeronaves que compõem esse rico legado aeronáutico."

A visita também permitiu ressaltar marcos histórico como a Primeira Travessia do Atlântico Sul realizada pelos aviadores da Marinha Portuguesa, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, utilizando três aeronaves. Outro ponto de destaque foi o Curtiss Fledgling K-263, aeronave utilizada no transporte da primeira mala postal entre Rio de Janeiro e São Paulo, marcando o início do Correio Aéreo Militar (CAM), precursor do Correio Aéreo Nacional (CAN).

 O Aspirante Aranha ressaltou a relevância da experiência: "Foi uma experiência essencial, pois pude aprender tanto sobre a história da aviação quanto sobre os próprios meios aéreos."

 

Redator: 1S BRENO Fazoli de Almeida

Edição: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)

Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva

Fotos: S2 Lucas de ARAÚJO Gomes

Fim do conteúdo da página