Na quinta-feira, 26 de março, o Museu Aeroespacial (MUSAL) teve a honra de receber o renomado especialista sueco em aviação Sr. Bo-Göran Lundkvist, em uma visita foi conduzida pelo Suboficial Luiz Cláudio Campos Velasquez, mediador do efetivo do MUSAL, com tradução oficial do Professor Gilberto Alves Araújo, do Centro de Idiomas da Universidade da Força Aérea (UNIFA).
Atualmente residente no Havaí, Estados Unidos, Lundkvist construiu uma carreira com mais de 65 anos ininterruptos na aviação produzindo matérias especializadas principalmente sobre as aeronaves fabricadas pela empresa Boeing. Tendo iniciado sua trajetória profissional na Transair Suécia e, posteriormente, estabelecendo seu próprio negócio nos Estados Unidos, consolidou-se como um dos grandes nomes na Aviation Week Network. Aos 81 anos, segue atuante na indústria e mantendo sua paixão pelo setor aeronáutico.
A visita ao museu foi incentivada pelo jornalista Daniel Carneiro, que recomendou a experiência ao especialista sueco. Durante a visita, Lundkvist destacou sua admiração pela história da aviação brasileira, especialmente ao visitar a Sala Santos Dumont, dedicada a fomentar o pioneirismo do inventor brasileiro na aviação. A exposição "Vida e Obra de Santos Dumont" chamou a atenção do visitante ao destacar a trajetória marcante do gênio brasileiro e seus inventos como os famosos o "14-BIS" - primeiro aparelho mais pesado que o ar a realizar um voo autônomo - e a "DEMOISELLE" - primeira aeronave a ser construída em série no mundo. O espaço conta com itens que surpreenderam os visitantes: registros fotográficos, documentos históricos e objetos pessoais do “Pai da Aviação”, como uma maleta e o icônico chapéu 'Panamá', além do próprio coração de Santos Dumont, que é preservado em um escrínio.
Bo-Göran Lundkvist compartilhou suas impressões e experiências sobre o acervo do museu e o que mais lhe chamou a atenção. "Achei incrível ver tantos aviões bem preservados aqui, como por exemplo, o C-47 (DC-3), um dos modelos mais importantes da história da aviação. Mas há muitos outros exemplares interessantes, como o Boeing 737, Vickers Viscount e o Lockheed Electra, sendo um dos meus aviões favoritos." Ele ainda compartilhou sua experiência de ter realizado um voo transatlântico a bordo de um Electra, partindo de Miami para a Suécia, com poucas paradas ao longo do trajeto.
O Museu Aeroespacial se enaltece e agradece a visita do Sr. Bo-Göran Lundkvist reafirmando o seu compromisso com a preservação e divulgação da história da aviação ao proporcionar experiências enriquecedoras a especialistas e entusiastas do setor.
Redator: Ten QOCON PUP RAFAEL de Alcântara MAIA
Edição: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Fotos: S2 Lucas de ARAÚJO Gomes
Redes Sociais