O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM) recebeu, entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2025, a exposição itinerante organizada pelo Museu Aeroespacial (MUSAL), que apresentou ao público uma maquete detalhada do avião de caça Republic P-47 Thunderbolt. A exposição fez parte das atividades em torno da passagem de Direção do Monumento, ocorrida em 31 de janeiro, quando o Coronel de Infantaria Luciano Allevato Magalhães transmitiu o cargo ao Coronel de Infantaria Nemuel de Almeida Ramos.
A exposição itinerante atraiu grande interesse dos visitantes e contribuiu para o aumento da visitação ao MNMSGM. Durante o período da exposição, o monumento registrou a presença de 527 visitantes, reforçando seu papel como um importante ponto de preservação da memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Nessa amostra, os visitantes puderam conferir de perto a maquete do P-47 Thunderbolt, aeronave utilizada pelo 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB) na Campanha da Itália, em 1944. Com dimensões de 59 cm de altura, 210 cm de envergadura e 184 cm de comprimento, a réplica foi exibida junto a uma placa de identificação contendo informações históricas e técnicas sobre a aeronave, destacando sua importância no conflito.
Conhecido popularmente como Monumento aos Pracinhas, o MNMSGM está localizado no Parque Eduardo Gomes, no centro do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1960, o espaço homenageia os combatentes brasileiros que perderam suas vidas nos campos de batalha da Europa. Além de ser um local de memória, o monumento tem uma função educativa, promovendo exposições, palestras e eventos voltados à valorização da história militar do Brasil. Sua gestão é mantida pelo Exército Brasileiro, assegurando a preservação do legado dos veteranos para as futuras gerações.
A passagem de direção do MNMSGM reforça o compromisso com a valorização da história e do sacrifício dos combatentes da FEB. Com a nova gestão e a realização da exposição itinerante promovida pelo MUSAL, a memória da aviação militar brasileira e de seus heróis permanece viva, fortalecendo a conexão entre passado e presente.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Fonte: MNMSGM
Redes Sociais