Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > Instituto Usina do Esporte promove Corrida no MUSAL 2025
Início do conteúdo da página

No último domingo, 19 de janeiro de 2025, o Instituto Usina do Esporte promoveu a Corrida no MUSAL 2025, um evento beneficente realizado nas dependências do Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Com a proposta de unir esporte, saúde e solidariedade, a corrida marcou o início do calendário de eventos de 2025. O evento reuniu 2.357 participantes de diversas faixas etárias e ofereceu provas de corrida de 5 km e caminhada de 3 km, permitindo a inclusão de diferentes níveis de condicionamento físico. Além disso, proporcionou a todos a oportunidade de participar e apoiar uma causa nobre.

Organizado pela “Usina do Esporte”, em parceria com a Prefeitura do Rio e a Secretaria de Integração Metropolitana, o evento teve como objetivos a promoção da prática esportiva e a arrecadação de alimentos não perecíveis, que foram destinados ao Instituto "Casa Viva", uma organização sem fins lucrativos que atende à população em situação de vulnerabilidade social na região do Campo dos Afonsos. Para se inscrever, cada atleta doou, no mínimo, um quilo de alimento não perecível, totalizando em torno de 600 kg em alimentos doados, que foram entregues antes mesmo do evento iniciar.

Para Fernando Barbosa de Oliveira, Presidente do Instituto Usina do Esporte, a Corrida no MUSAL 2025 foi muito além da competição, oferecendo uma verdadeira integração entre a comunidade e o esporte. “A Corrida no MUSAL é muito mais do que uma simples disputa. Ela é uma oportunidade de unir a comunidade, incentivar a prática de atividades físicas e promover um estilo de vida saudável”, afirmou. Ele também ressaltou o caráter inclusivo do evento: “O foco aqui é a participação de todos: atletas amadores, famílias, pessoas que querem se desafiar e, acima de tudo, se divertir. É um evento esportivo, mas também uma grande celebração. E quem sabe, a partir daqui, despertamos o interesse de alguém para seguir no esporte? A proposta é incentivar as pessoas a saírem de casa, aproveitarem o ambiente incrível do MUSAL e se conectarem com um estilo de vida mais saudável.”

Além de promover a prática esportiva, o evento proporcionou aos participantes uma excelente oportunidade de imersão na história da aviação brasileira, já que o percurso da corrida ocorreu dentro do Campo dos Afonsos, Berço da Aviação no Brasil, onde está localizado o Museu Aeroespacial. “O nome do evento foi escolhido para valorizar a história do Museu Aeroespacial. Além de participarem da corrida, as pessoas têm a chance de conhecer esse espaço incrível com todas as áreas expositivas, que preserva a memória da aviação brasileira. A ideia é unir esporte, cultura e história em um só evento”, destacou Fernando Barbosa.

O clima quente e a grande presença de público não impediram os competidores de superarem seus limites. O atleta Ricardo Oliveira Marcondes, de 23 anos, conquistou o primeiro lugar geral masculino com o tempo de 17 minutos e 13 segundos. “Foi uma corrida difícil, com muita gente e calor, mas consegui manter o ritmo. Agora, é seguir em frente e me preparar para os próximos desafios”, afirmou Ricardo, que tem experiência em provas de diversas distâncias. Ele também comentou sobre sua preparação para a corrida: “Comecei a me preparar duas semanas antes, no dia 3 de janeiro, focando em quilometragem, tiros e resistência. Na última semana, reduzi o volume para chegar com mais energia. O resultado não foi exatamente o que eu esperava, mas está bom. É início de ano, primeira prova, e agora é seguir em frente.”

Ricardo compartilhou ainda suas experiências em corridas anteriores, lembrando das superações vividas, incluindo uma prova desafiadora no MUSAL. “Geralmente, corro provas de 400m, 800m e até já venci uma prova de uma milha. Já corri aqui no MUSAL três vezes. No ano passado, infelizmente, passei mal com uma dor no estômago e precisei parar no terceiro quilômetro. Com certeza, foi uma superação! Mesmo sem alcançar o resultado esperado, consegui manter o ritmo até o fim”, destacou.

Maria Rocha Lima, de 28 anos, conquistou o primeiro lugar geral feminino com o tempo de 20 minutos e 40 segundos. “Foi minha primeira vez no MUSAL, mas já participei de diversas corridas. Para quem ainda não corre, a mensagem é clara: tem que começar. Só assim você verá resultados”, afirmou Maria. Ela compartilhou sua experiência pessoal durante a corrida: “A corrida foi linda, maravilhosa! Fez bastante calor, mas eu gosto. Se a gente não sofrer um pouquinho, não tem graça!”. Maria também comentou sobre sua preparação física, revelando que estava bem preparada para o percurso: “Não encontrei dificuldades. Estou sempre treinando, então já estava pronta. Ontem mesmo fiz um treino forte de 13 km em 1h09min.”

Para Maria, a corrida tem um impacto profundo em sua vida. “Correr vicia! Quando você começa, não quer mais parar. Eu corro desde 2014 e, já na minha segunda prova, fiquei em terceiro lugar. Então, enquanto eu puder correr sem dor, vou continuar!”, disse ela, oferecendo um incentivo para quem ainda não começou a praticar o esporte. “Quem ainda não começou, precisa dar o primeiro passo, porque senão nunca vai sair do lugar. Se você começou, tem que continuar!”

Além das premiações e da competitividade, o evento se destacou pelo forte caráter comunitário, sendo uma oportunidade para as famílias se exercitarem e conhecerem o museu. A comerciante Monique da Silva Faria, de 44 anos, participou da prova de 5 km e trouxe sua filha, Jeovanna Paz, que sonha em ingressar na Força Aérea. "Além de ser apaixonada por corrida, um esporte que entrou na minha vida por questões de saúde, trouxe minha família para aproveitar esse momento juntos. Vi também como uma ótima oportunidade para minha filha conhecer o espaço, já que ela tem o sonho de ingressar na Força Aérea", contou Monique. Para Jeovanna Paz, de 14 anos, o evento teve um significado ainda mais especial: "Gosto de me exercitar, corro pela minha saúde e porque simplesmente gosto. Sempre tive o desejo de entrar para a Força Aérea. Acho incrível ver o pessoal fardado. Sei que é bem difícil entrar, exige muita dedicação, mas acredito que, com foco e determinação, eu consigo", afirmou a jovem.

Para a assistente de compras Lívia Manhães, de 38 anos, que participou da corrida com sua filha Valentina Manhães, de apenas 7 anos, a decisão de correr surgiu de um desejo da filha. "A corrida nasceu por conta da Valentina. Um dia, ela pediu para termos um momento mãe-filha, e ela escolheu foi uma corrida. Muitas vezes, eu participo das corridas para que ela também tenha uma atividade, já que hoje em dia as crianças não têm tantas opções e não brincam mais na rua como antigamente. Durante a pandemia, ficamos trancadas em casa, só eu e ela, e começamos a fazer exercícios juntas. Quando as restrições diminuíram, começamos a correr no parque. Hoje, a corrida é sempre um momento nosso, sabe? Só nós duas, correndo, conversando e caminhando um pouco." Lívia também comentou sobre a habilidade de Valentina: "Sim, ela corre com muita facilidade. Além disso, fazemos outras atividades, como o crossfit. Quando tem corrida, os meninos correm com ela, e ela consegue fazer os 5 km tranquilamente com eles, enquanto eu fico para trás."

A Corrida no MUSAL 2025 é um exemplo claro de como o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão social e solidariedade. Além de promover saúde e bem-estar, o evento fortalece o vínculo entre a comunidade e as instituições de apoio social, deixando um legado de generosidade e compromisso. Em depoimento, o Secretário Luiz Santos, da Secretaria Especial de Integração Metropolitana do RJ, ressaltou: "Estamos aqui hoje em uma área maravilhosa, aproveitando o dia e desfrutando deste sol, tendo a oportunidade de praticar a liberdade física e viver a vida, sem exageros e sem a pressão da sociedade.".

Após a abertura do calendário de eventos, a empresa All Running Eventos Esportivos, organizadora e promotora de outras atividades esportivas no MUSAL, já confirmou uma agenda repleta de corridas ao longo de 2025. A Corrida de Carnaval já está confirmada para o dia 23 de fevereiro de 2025, e estão planejadas ainda: Corrida da Mulher em março; Corrida do Trabalhador em maio; Corrida de Aniversário do MUSAL em julho; Corrida da Independência em setembro; Corrida do Halloween e Corrida da Bandeira em novembro; além da Corrida de Natal, que fechará o ano em dezembro.

 

Ranking da Corrida 5K

Categoria Geral Masculino:

  1. Ricardo Oliveira Marcondes – 00:17:13
  2. Mateus Alves Vieira - 00:18:23
  3. Thiago Oliveira – 00:19:15

 

Categoria Geral Feminino:

  1. Maria Rocha Lima - 00:20:40
  2. Leticia Bastos - 00:22:01
  3. Ezilene Chaves dos Santos Chaves – 00:24:00

 

Para conferir a cobertura fotográfica do evento, acesse: https://flic.kr/s/aHBqjBYyLb

Os resultados detalhados estão disponíveis no site oficial da Neorace:

https://neorace.com.br/resultados/g-live.html?f=2025/jan/musal/musal.clax

 

Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)

Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva

Imagens: Sgt BFT ISRAEL Almeida da Silva e S2 Lucas de ARAÚJO Gomes (Drone)

Fim do conteúdo da página