Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > Futuros Oficiais da FAB conhecem a história da aviação no Museu
Início do conteúdo da página

Na manhã desta sexta-feira (6/12), o Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro, recebeu a visita de 130 alunos do Esquadrão AREAS, integrantes da 2ª Turma do Curso de Formação do Quadro de Oficiais Convocados da Aeronáutica (QOCon 2024.2), ministrado pelo Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica do Rio de Janeiro (SEREP-RJ). Esta atividade, que integra as instruções do curso, teve como objetivo fortalecer o conhecimento dos futuros Oficiais sobre a história da aviação e da Força Aérea Brasileira (FAB).

A programação incluiu um roteiro conduzido por mediadores experientes: Suboficial Hélio Motta de Souza; Suboficial Luiz Cláudio Campos Velasque; Suboficial Marcelos dos Santos Lima; Suboficial João Marcelo Rimes Azevedo; e o 1º Sargento Breno Fazoli de Almeida. Durante a visita, os alunos exploraram exposições que retratam a evolução tecnológica, os desafios enfrentados pela FAB e seu papel fundamental na história do Brasil. Além disso, a visita abordou temas como a participação da FAB na II Guerra Mundial, a trajetória da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), os primórdios da aviação e a figura de Santos Dumont, o Pai da Aviação.

"A visita proporcionou uma imersão na história da aviação, destacando suas dificuldades, avanços e a relevância desse legado para o mundo. Um dos destaques foi a sala dedicada ao desenvolvimento dos aviões, que apresentou, de forma clara e envolvente, as transformações tecnológicas ao longo dos anos," comentou a Aspirante Elenise Barbosa Silva Restier, destacando também o caráter pedagógico do MUSAL.

A visita começou pela sala da Esquadrilha da Fumaça e prosseguiu pelas salas de motores e hélices, o hangar com aeronaves utilizadas pelo Correio Aéreo Nacional e o espaço dedicado ao Pai da Aviação, Santos Dumont. "Aprender sobre a origem e a evolução histórica da FAB foi uma oportunidade enriquecedora. Sobre Santos Dumont, é motivo de grande orgulho saber que um brasileiro foi pioneiro na aviação, atividade primordial para o avanço da humanidade," destacou a Aspirante Cristina Isabel de Carvalho Silva, emocionada ao vivenciar a conexão entre passado e futuro da aviação.

O encerramento da visita foi marcado pela experiência de entrar no interior de um C-130 (Hércules). "Terminar a visita no Hércules foi excelente. Apesar de ter sido uma visita rápida, os guias foram super receptivos," ressaltou a Aspirante Christianne Galvão Neves. Já a Aspirante Carolina Ambinder de Carvalho enfatizou a importância do local "O MUSAL não apenas preserva a memória da aviação nacional, mas reforça nossa conexão com as tradições da FAB. Foi uma experiência única e inspiradora."

Para a Aspirante Naiara Gabriela Scheleski Martinez Figueiredo, a atividade foi crucial para complementar o conteúdo acadêmico "A instrução realizada no MUSAL complementou, de forma lúdica, a aula sobre a história da FAB, apresentando desde sua criação até momentos marcantes como a Segunda Guerra Mundial."

Mais do que uma visita, a atividade no MUSAL consolidou valores como pertencimento e comprometimento, essenciais para a formação dos futuros Oficiais. O evento reforçou a importância de preservar a memória e os ensinamentos da aviação brasileira, conectando-os aos desafios e responsabilidades atuais.

 

Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)

Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva

Fotos: SC Waldecir Gastão

Fim do conteúdo da página