Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > Representante do Museu Aeroespacial participa de reunião na Biblioteca Nacional com o intuito de intercâmbio cultural e da preservação de acervos históricos
Início do conteúdo da página

Em 5 de novembro de 2024, representantes da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e do Comando da Aeronáutica (COMAER) se reuniram na sede da Biblioteca Nacional para dar continuidade ao Acordo de Cooperação Técnica firmado em agosto de 2024, cujo objetivo é fortalecer a preservação e o intercâmbio de acervos históricos. A reunião contou com a participação de membros das duas instituições, incluindo o Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER), o Cel Av R/1 Luiz Cláudio Fonseca de Moura, o Ten Cel Av Marcelo de Souza e o Maj Av Rodrigo Albuquerque Pereira, todos da ASPAER.

Também estiveram presentes a Cel Int Amanda Vidal Pedinotti da Silva, Diretora do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC); a Ten Cel MUG R/1 Sahara Burity Fernandez e a Cap SVI R/1 Luciana Maia, ambas do CENDOC; o Cel Av Toni Roberto Carvalho Teixeira e o 1º Ten BIB Leandro Henrique de Oliveira Spinola, da Universidade da Força Aérea (UNIFA); e a 1° Ten AQV Marcella de Souza Santos Lacerda, representando o Museu Aeroespacial (MUSAL)

A parceria permitirá o envio de acervo bibliográfico, documental, museológico e cenográfico, sob a gestão da Biblioteca Nacional, para bibliotecas, universidades, museus, embaixadas e Centros de Estudos Brasileiros em todo o território nacional – e também no exterior – por meio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), através do Correio Aéreo Nacional (CAN). Este serviço visa integrar as diversas regiões do país, possibilitando a atuação governamental em comunidades de difícil acesso, além de promover a integração entre os países da América do Sul.

Entre outros pontos, foi discutida, também, a ampliação do uso do sistema de bibliotecas “Sophia”, já em operação em ambas as instituições, para aprimorar o gerenciamento e o compartilhamento de acervos. A parceria entre a Biblioteca Nacional e o COMAER estabelece, ainda, uma cooperação técnico-cultural, que permitirá o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências por meio de seminários, exposições, ciclos de palestras, realização de cursos e atividades complementares de interesse mútuo.

Na ocasião, a 1° Ten AQV Marcella, Chefe da Subseção de Arquivo Histórico do Museu Aeroespacial (SAH-MUSAL), destacou a relevância da reunião: “Foi uma honra representar o Museu Aeroespacial nesta reunião. Acredito que essa parceria será valiosa para a troca de conhecimentos, informações e experiências por meio de seminários, palestras e cursos promovidos pelas instituições, beneficiando profissionais que atuam na conservação, preservação e disseminação da informação cultural.”

O evento foi finalizado com uma visita guiada ao acervo da Biblioteca Nacional, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. A parceria reafirmou o compromisso das instituições com a valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro.

 

Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva

Fim do conteúdo da página