Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > Inclusão no MUSAL: Espaço Azul expande o atendimento em 1858%
Início do conteúdo da página

Projeto da FAB proporciona um ambiente acolhedor e seguro para crianças neuroatípicas, destacando-se em eventos importantes do Museu Aeroespacial

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem se destacado por suas ações voltadas à acessibilidade, inclusão, educação e entretenimento para Pessoas Com Deficiência (PCD). Um dos projetos mais notáveis é o “Espaço Azul”, um ambiente adaptado para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, garantindo-lhes um espaço seguro e acolhedor. A primeira implementação do “Espaço Azul” ocorreu em 1º de outubro de 2023, durante o Domingo Aéreo no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), onde foram organizadas atividades de pintura, colagem e brincadeiras sensoriais para 83 crianças.

O Museu Aeroespacial (MUSAL) deu continuidade ao projeto, com sua primeira atividade realizada durante o MUSAL AIRSHOW, nos dias 28 e 29 de outubro de 2023, no Rio de Janeiro. Em parceria com o Serviço Social dos Afonsos (SESO-AF) e com o apoio de militares voluntários da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF), o “Espaço Azul” do MUSAL atendeu 19 crianças neuroatípicas.

A segunda edição desse ambiente adaptado no MUSAL foi realizada ainda em 2023, durante o MUSAL In Fest, que em 26 de novembro, encerrou sua agenda de eventos daquele ano e contou com 5.125 visitantes, sendo realizados aproximadamente 20 atendimentos a crianças com TEA. Esta oportunidade foi, principalmente, voltada para o público infantil, que incluiu a Corrida Federal Kids, além de atividades que promoveram a conscientização sobre o combate ao abuso infantil.

Já em 2024, durante o “Abril Azul”, mês de Conscientização sobre o Autismo, o MUSAL ampliou as atividades do “Espaço Azul”, atendendo então 25 jovens, oferecendo novas atividades inclusivas e adaptadas às necessidades das crianças e adolescentes. A Coordenadora da Comissão de Acolhimento à Pessoas com Deficiência (PCD), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, Glauciê Gleyds, destacou: “Foi um prazer e uma honra estar aqui com o nosso grupo e encontrar um museu inclusivo de verdade, onde a atitude das pessoas reflete o compromisso em mostrar que o mundo é de todos e reconhece as pessoas sem rotular por seus diagnósticos.”

O marco mais recente ocorreu durante o evento em homenagem ao aniversário de nascimento de Santos Dumont, Pai da Aviação, realizado nos dias 20 e 21 de julho de 2024, e contou com a presença de 121.664 visitantes. Especificamente o “Espaço Azul” desenvolveu atividades com 371 crianças e jovens, marcando um crescimento notável de 1858% em relação ao atendimento da primeira edição desse ambiente adaptado. Lucas, uma criança de 14 anos com TEA, que participou do evento, expressou sua empolgação: “Minha história com a aviação começou quando eu era pequeno e vi um avião na praia. Comecei a gostar de aviões e só montava aviões de LEGO. Tenho um modelo de brinquedo do T-6 em miniatura de LEGO, com até articulações na roda. A aviação sempre me emociona. Sempre que tem um show aqui no Museu Aeroespacial, eu estou dentro.”

O "Espaço Azul" é um ambiente especialmente projetado e adaptado para promover a inclusão, favorecendo a sociabilização entre as crianças e jovens neuroatípicos e familiares, pois todos são acolhidos e apoiados em suas interações sociais.

Nesse “Espaço”, são realizadas diversas atividades como musicoterapia, brincadeiras sensoriais, atividades psicomotoras, oficinas de pintura, entre outras, sendo todas cuidadosamente planejadas para estimular o desenvolvimento e o bem-estar dos participantes, oferecendo assim um ambiente seguro e estimulante, onde cada criança pode explorar suas potencialidades, desenvolver habilidades sociais e emocionais e, acima de tudo, se divertir em um local inclusivo e acolhedor.

A Tenente Rafaela Perciliano Vieira, coordenadora pedagógica do "Espaço Azul" no Museu Aeroespacial (MUSAL), destacou a importância e o impacto do projeto no atendimento ao público. Ela compartilhou como as estratégias de publicidade, a avaliação contínua das atividades e o apoio de parcerias têm contribuído para a expansão dos atendimentos. Além disso, ressaltou como a equipe do Serviço Social dos Afonsos, os militares voluntários e parcerias essenciais, como a do Instituto Oceano Azul, têm sido cruciais para o sucesso do “Espaço Azul”, que promete ainda mais novidades na próxima edição durante o MUSAL AIRSHOW em setembro de 2024.

“O 'Espaço Azul' vem apresentando grande relevância para o público do Museu Aeroespacial. Uma expressão clara disso é o aumento significativo no número de pessoas atendidas. Esse crescimento é o resultado das estratégias de publicidade do MUSAL, da constante avaliação das atividades desenvolvidas e do aprimoramento do nosso projeto pedagógico e dos atendimentos desde a primeira edição. Contamos também com o apoio essencial da equipe do Serviço Social dos Afonsos (SESO-AF), subordinada ao Grupamento de Apoio dos Afonsos (GAP-AF), e dos militares voluntários da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF), que tornam o Espaço Azul possível. Parcerias importantes, como a do Instituto Oceano Azul na última edição, têm sido fundamentais. O MUSAL segue trabalhando para crescer em quantidade e qualidade nas próximas edições do 'Espaço Azul' e convida a todos para a próxima edição, que ocorrerá no MUSAL AIRSHOW em 21 e 22 de setembro deste ano.”

As expectativas para o próximo MUSAL AIRSHOW, maior evento de aviação do Rio de Janeiro, programado para os dias 21 e 22 de setembro de 2024, são altas. O MUSAL planeja expandir ainda mais as atividades do “Espaço Azul”, com a meta de superar os números anteriores e oferecer um ambiente ainda mais inclusivo e adaptado para crianças neuroatípicas. A equipe está empenhada em garantir que este evento continue a ser um diferencial na promoção da inclusão e da acessibilidade, refletindo o compromisso contínuo da FAB e do MUSAL, criando um futuro mais justo e igualitário para todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página