Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > Celebração pelo Aniversário de Santos Dumont no Museu Aeroespacial
Início do conteúdo da página

No final de semana em que Alberto Santos Dumont completaria 151 anos, o Museu Aeroespacial promoveu uma grande celebração em homenagem ao Pai da Aviação. O evento, realizado em parceria com a empresa Hangar 7 Eventos, reuniu um total 121.664 visitantes, nos dois dias de evento, que contribuíram voluntariamente com quase três toneladas de alimentos não perecíveis, destinados ao Instituto Casa Viva. O evento foi marcado por uma série de atividades e apresentações que encantaram o público e ressaltaram a importância do pioneirismo na aviação. Os visitantes puderam explorar uma variedade de atividades, vivenciando uma experiência imersiva no universo aeronáutico.

Entre tantas pessoas presentes, destacamos o ilustre Tenente Coronel Paulo Nilson Secunho Gabetto, ingressado na FAB na turma de 1946 e piloto de B-25, que esteve presente no Museu Aeroespacial, onde compartilhou suas experiências com o público. Ele relembrou os desafios enfrentados durante sua formação, destacando o medo inicial de voar e a seriedade necessária para a aviação: "Eu tinha muito medo da aviação. Voei na FAB cerca de 10 mil horas. Voei quase todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.".

O Coronel Paulo Gabetto também compartilhou memórias de suas missões a bordo do B-25, uma aeronave robusta usada para transportar material entre diversas cidades, além de ser amplamente utilizada no período da II Guerra Mundial: "Comecei um curso aqui na Escola de Aeronáutica e terminei o curso de formação em Fortaleza. Já servindo no Parque de Material Aeronáutico de Recife, onde também havia o B-25, utilizávamos essa máquina para vir ao Rio e a São Paulo buscar material para manutenção dos aviões." A presença de Coronel Paulo Gabetto no museu proporcionou uma oportunidade única para o público conhecer de perto a história e as experiências de um veterano da Aviação Militar Brasileira.

A visitação às áreas expositivas foi ampla, destacando a História da Aviação, com mais de 70 aeronaves. Um dos destaques foi o Espaço Azul, ambiente carinhosamente preparado e dedicado a pessoas neuroatípicas, particularmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que recebeu 372 crianças e jovens, os quais participaram de oficinas socioeducativas adaptadas, proporcionando momentos de aprendizado e diversão. Já o espaço do SESC contou com a Feira de Empreendedores do Projeto Sesc+ Criativo e diversas atrações interativas, como Recreação Esportiva; Exposição de pulmão e tubo brônquio infláveis - orientação de saúde com foco na prevenção as doenças respiratórias no inverno; "A Ciência das Bolhas"; a Exposição Roda de Invenções; e a "Área Interna", que exibiu exposições de Fabricação Digital e Mundo da Impressão 3D.

Na área externa, onde foi montada uma grande praça de alimentação, os visitantes puderam contemplar aos shows musicais, que contaram com o Cantor Eduardo Almeida e com a Banda Central do Brasil, bem como às diversas atividades aéreas: Esquadrilha ACRO Sport, que prestou uma belíssima homenagem ao Comandante Igor Reis, piloto que faleceu em um acidente aéreo em Bauru, no dia 10 de junho; já a sempre encantadora Esquadrilha CEU, também surpreendeu com a participação espetacular da aeronave T6 junto com suas aeronaves. O evento contou ainda com atividades da Associação Carioca de Aeromodelismo e de demonstrações operacionais do Helicóptero AW-119 Koala da Polícia Rodoviária Federal e do Helicóptero H-36 (Caracal) da Força Aérea Brasileira.

O evento ainda foi brindado com as aeronaves C-95 Bandeirante e com o C-105 Amazonas realizando lançamentos de Paraquedistas das Forças Armadas (Marinha, Exército e FAB).Outras atividades encantaram o publico: demonstrações do Batalhão de Ações com Cães da PMERJ e da Guarda Municipal do Rio, interação com o robô humanóide 14-Bis, planetário do MAST, entre outros. Ao final de cada dia, o público pode assistir à apresentação da Orquestra da Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos, que ofereceu um concerto emocionante.

Foi realmente um fim de semana memorável para todos. Estamos disponibilizando os registros fotográficos capturados por nossos profissionais no link: https://flic.kr/s/aHBqjBACCi

Aproveitamos para lembrar que, nos dias 21 e 22 de setembro, ocorrerá o maior evento aéreo do Rio de Janeiro, o MUSAL AIRSHOW 2024. Prepare-se para a espetacular apresentação da Esquadrilha da Fumaça! Marque essa data em suas agendas e não perca! Para mais informações, você encontra aqui em nosso site: https://www2.fab.mil.br/musal/

 

MUSAL – Embarque na História

 

GALERIA DE IMAGENS

  

Fim do conteúdo da página