MUSAL abre as portas para receber a Corrida do Trabalhador 2024 com participação de mais de 12 mil pessoas entre competidores e visitantes
Hoje, feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Museu Aeroespacial (MUSAL) abriu as suas portas para receber a Corrida do Trabalhador. Organizada e promovida pela Empresa All Running Eventos Esportivos, o evento, que teve início às 8h30, foi muito mais do que uma simples competição esportiva; sendo um momento de celebração da saúde, da inclusão e da determinação. Entre competidores e visitantes, 12.560 pessoas participaram das atividades da manhã esportiva, que incluíram corridas de 5km e caminhadas de 3km. Dentre os participantes, destacaram-se 4.600 competidores amadores e atletas de alto rendimento, representando diversas faixas etárias e categorias.
Para muitos, como Maria José, 55 anos, a corrida tem um significado pessoal e profundo: "Desde que perdi minha mãe para o Parkinson e Alzheimer, a atividade física tem sido meu foco principal", compartilha emocionada. E para José Gonçalves dos Santos, categoria até 74 anos, a participação nas corridas é uma tradição que vai além do esporte: "Eu fui da Brigada de Cavalaria e faço exercícios, diariamente, para cuidar da saúde e por causa da diabetes", revela.
A corrida em comemoração ao Dia do Trabalhador acolheu os mais diversos públicos, desde crianças até idosos, de famílias a corredores amadores e atletas profissionais. Para o Brigadeiro do Ar R/1 Maurício Carvalho Sampaio, Diretor do Museu Aeroespacial, receber o público carioca no espaço do Museu foi e sempre é motivo de grande satisfação. É uma honra receber o público carioca em nosso espaço. O Museu se tornou não apenas um local de preservação e divulgação histórica, mas também “um espaço para cuidar da saúde. Esta corrida é uma parceria que firmamos com a empresa All Running, por meio de uma cessão onerosa de uso da nossa área. Nosso objetivo é homenagear o trabalhador brasileiro e a população em geral".
O evento se preocupou em promover a inclusão e a acessibilidade para todos os públicos, contando com uma participação específica de idosos e Pessoas com Deficiência. Entre os mais idosos, na categoria 75 anos ou mais, destacaram-se Ivanildo Leandro Chagas (tempo 23’14,54) e Jordete Ramos da França (tempo 31’02,23), primeiros colocados masculino e feminino, desta categoria.
Além disso, a corrida foi marcada por histórias inspiradoras como a de “Rosi Charmosa”, como Rosilene Silva de Souza (52 anos) gosta de ser chamada. Deficiente visual, que junto com seu guia Carlos Cunha, conhecido como Índio Yannan, ressaltaram: "Não tratamos as pessoas com deficiências como coitados, pois cada um tem capacidade de superar barreiras e obstáculos". Já para Luiz Carlos, que corre com seu filho Juninho em um Triciclo, pois ele tem paralisia cerebral, a emoção é palpável: "A força maior para finalizar cada corrida é pelo bem e pelo meu filho Juninho".
Na categoria geral masculina, o vencedor João Pedro de Oliveira Lima, que compartilhou sua estratégia: "A dica é ir correndo de forma calma e cadenciada, sem se afobar, até chegar ao sprint final". Seu treinador, Andre Luiz Gomes da Silva, complementou: "A luta é diária e constante. O objetivo é persistir".
Os resultados da corrida destacam não apenas a excelência atlética, mas também a determinação, a inclusão e o espírito de comunidade que permeiam o evento, promovendo valores fundamentais não apenas para os participantes, mas para toda a sociedade. O Museu Aeroespacial, por meio dessa iniciativa, reafirma seu compromisso com a saúde, a inclusão e a celebração do trabalho.
RESULTADOS GERAIS:
- Geral Masculino
- 1º lugar João Pedro de Oliveira Lima – tempo 16’17,80;
- 2º lugar Rafael Belandi da Silva Furtado – tempo 17’03,09;
- 3º lugar Clayton Éverton da Silva Lourenço – tempo 17’25,63;
- 4º lugar Bruno Barbosa Correia – tempo 17’28,88; e
- 5º lugar Alefe Garcia – tempo 17’28,92.
- Geral Feminino
- 1º lugar Helma de Jesus Silva – tempo 19’01,59;
- 2º lugar Marcela da Cruz Mello – tempo 19’35,02;
- 3º lugar Carolina Melo de Medeiros – tempo 19’54,14;
- 4º lugar Daiane Cristina Miranda Theberge da Silva – tempo 21’05,09; e
- 5º lugar Patrícia Martins – tempo 21’37,92.
Os resultados oficiais já estão disponíveis no link https://neorace.com.br/resultados/g-live.html?f=2024/mai/trab/trab.clax
Para visualizar e baixar as imagens do evento, acesse https://www.flickr.com/search/?text=museu+aeroespacial
Acompanhe a agenda de eventos esportivos e culturais do Museu Aeroespacial em www.fab.mil.br/musal e nosso perfil nas redes sociais.
Redes Sociais:
Facebook: facebook.com/museuaeroespacial
Twitter: twitter.com/musal_oficial
Instagram: instagram.com/museuaeroespacial
YouTube: youtube.com/museuaeroespacial
Flirckr: flickr.com/museuaeroespacial
TikTok: tiktok.com/museuaeroespacial
Redes Sociais