Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > COMITIVA DO MINISTÉRIO DA DEFESA VISITA O MUSAL
Início do conteúdo da página

Na manhã de 12 de março de 2023, o Museu Aeroespacial teve a honra de receber a visita do General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, atual Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (MD), que foi acompanhado pelo General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior, que em breve assumirá essa Chefia no Ministério da Defesa, e dos seguintes Oficiais: Coronel de Infantaria Luciano Bortoluzzi Garcia, Coronel de Artilharia Alexandre Polo e do Capitão de Fragata Adalto Pereira da Silva.

A Comitiva foi recepcionada pelo Tenente Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), pelo Brigadeiro do Ar R/1 Mauricio Carvalho Sampaio, Diretor do Museu Aeroespacial, pelo Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), e pelos Oficiais Superiores do efetivo do MUSAL.

Com o propósito de fortalecer vínculos e conhecer “in loco” as estruturas e exposições do MUSAL, logo após a recepção, todos seguiram para o auditório do MUSAL, onde o Brigadeiro Sampaio fez uma breve apresentação sobre as recentes ações realizadas em prol da preservação e divulgação do patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira; dos visitantes; das suas estruturas físicas; e das exposições do Museu, bem como algumas das iniciativas, visando melhorias, além das perspectivas futuras para a Instituição.

Após essa breve explanação, a Comitiva seguiu em visita às áreas expositivas, que foi orientada e mediada pelo Suboficial Maurício Inácio da Silva, historiador do MUSAL, que apresentou o acervo histórico, contextualizando-o na História da Aviação.

Durante toda a visita, o General Carlos Machado, cuja formação inclui estudos avançados em Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra, demonstrou grande entusiasmo e ficou impressionado com a profundidade das informações apresentadas, dando-se ênfase na História da Força Aérea Brasileira, as quais certamente refletem a trajetória do Brasil.

Por sua vez, o General Montenegro também elogiou o excelente estado de conservação e autenticidade do acervo e das aeronaves em exposição, além da qualidade das estruturas das salas expositivas, em diversos momentos.

"Visitar o Museu Aeroespacial é uma experiência única. Como brasileiro e General do Exército, sinto-me não apenas honrado em conhecer este magnífico local, mas também comprometido em apoiar e reconhecer o excelente trabalho de preservação da história de nosso país, que tão bem é realizado neste verdadeiro santuário da aviação civil e militar no Brasil", destacou o General.

Logo na sequência do término da visita ao MUSAL, ainda como parte da programação, o Comandante da UNIFA, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, ofereceu um almoço para toda a Comitiva, quando foram feitos vários comentários sobre esta importante oportunidade de conhecer o Museu Aeroespacial, além de outras amenidades.

Fim do conteúdo da página