Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > 2023: O ANO DO SESQUICENTENÁRIO DO PAI DA AVIAÇÃO
Início do conteúdo da página

O Museu Aeroespacial (MUSAL), da Força Aérea Brasileira (FAB), teve a honra de integrar as comemorações de 150 anos do nascimento do pai da aviação, Alberto Santos Dumont.

Durante todo o ano de 2023, a Força Aérea Brasileira se envolveu ativamente em uma série de eventos extraordinários em diversos locais do Brasil e o MUSAL promoveu várias atividades em seu próprio espaço físico, no Rio de Janeiro, além de apoiar inúmeras outras distribuídas pelo Brasil, que homenagearam a vida e as realizações desse herói brasileiro.

Inicialmente, o Museu Aeroespacial recebeu da Prefeitura do Guarujá a doação do carro fúnebre que foi utilizado no traslado do corpo de Santos Dumont. O veículo Chevrolet Ramona preto, fabricação ano 1929, foi entregue em uma solenidade em homenagem a Santos Dumont, que ocorreu no dia 23 de junho, naquela cidade.

No dia 30 de junho, o Senhor Bruno Ramos Ferreira doou uma cédula de dez mil cruzeiros com a imagem de Santos Dumont, bem como um conjunto de selos comemorativos de 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont para o MUSAL.

O Congresso Nacional (DF) realizou a exposição “Pai da Aviação – 150 anos”, sobre a vida, a obra e os valores de Santos Dumont, entre 28 de junho e 30 de julho. Para este evento, o MUSAL realizou empréstimo de vitrines, painéis históricos e réplicas das aeronaves 14 Bis e Demoiselle. Na ocasião, o Suboficial Maurício Inácio da Silva, historiador do Museu Aeroespacial, concedeu entrevistas para as emissoras TV Câmara e TV Globo.

Em 2 de julho, na Praça dos Três Poderes (DF), aconteceu a solenidade de substituição da Bandeira Nacional Brasileira, onde houve a exposição de uma réplica da aeronave 14 Bis, cedida pelo Museu Aeroespacial.

No Rio de Janeiro, todos que passaram pelo Aeroporto Santos Dumont e pelo Shopping Village Mall, tiveram a oportunidade de conferir a exposição “150 anos em 150 imagens” com vitrines, painéis históricos e a réplica da aeronave Demoiselle, do dia 03 de julho ao dia 18 de julho.

Entre os dias 03 e 14 de julho, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena-MG, ocorreu a exposição “150 anos em 150 imagens”, onde o MUSAL contribuiu com maquetes das aeronaves 14 Bis e Demoiselle do seu acervo.

No dia 08 de julho, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) proporcionou uma noite mágica ao público, que lotou o Teatro Pedro Calmón, em Brasília-DF, onde esteve exposta a réplica da aeronave 14 Bis do acervo do Museu Aeroespacial.

A réplica da aeronave 14 BIS também esteve presente na cerimônia alusiva ao sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont. O evento intitulado “A Vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont em 06 Atos” ocorreu na Base Aérea de Brasília, no dia 20 de julho, quando alguns membros do efetivo do MUSAL, usando trajes de época, representaram os mecânicos de Santos Dumont, durante a apresentação teatral.

Com sobrevoo de aeronaves e presença de autoridades civis e militares, na manhã do dia 21 de julho, foi realizada, na Base Aérea do Galeão, a Solenidade Militar alusiva ao sesquicentenário do Patrono da Aeronáutica Brasileira com a imposição da medalha "Mérito Santos-Dumont". Uma réplica da aeronave Demoiselle, fabricada pelo Museu Aeroespacial, ficou em exposição ao longo da cerimônia.

Ainda como parte das comemorações pelo país, no dia 24 de julho, foi realizada uma missa na Catedral de Brasília e um culto evangélico no hangar do Grupamento de Transporte Especial, sediado na Base Aérea de Brasília. Em ambos os eventos, esteve exposto o escrínio de bronze com o coração de Santos Dumont, pertencente ao acervo histórico do MUSAL.

Em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, três aviões da Esquadrilha da Fumaça fizeram passagens no Cristo Redentor (RJ) liderados por um North American T-6 Texan, o primeiro avião utilizado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Em um sobrevoo, foi possível relembrar o passado com a presença e o ronco do motor da aeronave T-6 da empresa Hangar 33, que restaurou o avião nas cores utilizadas pelo EDA nas décadas de 1960 e 1970, bem como reverenciar Alberto Santos Dumont em seu sesquicentenário.

O Museu Aeroespacial, nos dias 29 e 30 de julho realizou seu tradicional “Portões Abertos”, um grande evento gratuito, em homenagem aos 150 anos do ilustre brasileiro Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.

O MUSAL, que completou 50 anos no dia 31 de julho, recebeu milhares de famílias, que apreciaram momentos icônicos. Ao final do evento, liderada pela aeronave T-6, a EDA realizou uma linda apresentação e a réplica da aeronave Demoiselle, pertencente à empresa Hangar 33, realizou um sobrevoo marcando a junção do passado histórico com o presente heróico.

De 7 a 23 de agosto, o Colégio Newton Braga, no Rio de Janeiro, também marcou suas comemorações com a exposição “ O homem há de voar”. Na ocasião exibiu maquetes e painéis emprestados pelo Museu Aeroespacial.

Já a réplica da aeronave Demoiselle seguiu o mês de agosto em Brasília, abrilhantando a exposição “150 anos do Pai da Aviação” no Shopping Conjunto Nacional e no Aeroporto Internacional.

No dia 29 de setembro, a Escola de Especialistas de Aeronáutica recebeu uma réplica da aeronave Demoiselle fabricada pelo Museu Aeroespacial.

Ainda neste mesmo dia, o Museu Catavento inaugurou a exposição comemorativa “Santos Dumont: entre máquinas e sonhos”, que contou com réplicas das aeronaves 14 BIS e Demoiselle fabricadas pelo MUSAL. A exposição que destaca a influência do herói brasileiro nas áreas das ciências, especialmente em engenharia, aeronáutica e física, seguirá aberta até 29 de abril de 2024.

Em 2023, a 20a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (DF), onde uma réplica da aeronave Demoiselle, cedida pelo Museu Aeroespacial ficou em exposição entre os dias 14 e 22 de outubro.

Na noite do dia 23 de outubro, no Clube de Aeronáutica em Brasília, foi realizada a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). Durante o evento foram expostos o escrínio com o coração de Santos Dumont e a réplica da aeronave Demoiselle.

O Museu Aeroespacial realizou a exposição “O homem há de voar”, agregando as homenagens da Escola Superior de Guerra - ESG ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A mostra, composta por painéis expositivos, vitrines com objetos pessoais e maquetes da Casa Encantada, das aeronaves 14 Bis  e Demoiselle, ficou exposta no hall principal da ESG, no dia 28 de outubro.

Em Jaraguá do Sul (SC), a empresa Hangar 33 realizou lançamento de nova coleção em homenagem ao ilustre inventor e pioneiro da aviação, Alberto Santos Dumont e promoveu uma exposição inédita no Espaço da Hangar 33, que foi aberta ao público entre 26 de outubro e dia 04 de novembro. A exposição contou com 13 peças do acervo que pertence ao MUSAL, proporcionando aos entusiastas da moda e da história uma oportunidade imperdível para explorar o legado do ícone brasileiro.

No Rio de Janeiro, durante o tradicional Baile do Aviador, realizado no Clube da Aeronáutica, dia 27 de outubro, foram expostos motores, uma maquete da aeronave 14 BIS e uma réplica da aeronave Demoiselle fabricada pelo Museu Aeroespacial, marcando a homenagem ao Pai da Aviação em  evento memorável. Após o evento, a réplica foi entregue ao Instituto Cultural da Aeronáutica (INCAER).

Nos dias 28 e 29 de outubro, ocorreu o MUSAL AIRSHOW - o maior evento aéreo do Rio de Janeiro, que faz parte da programação de eventos da Força Aérea Brasileira referentes ao “Mês da Asa”, comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, representando o primeiro voo de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, em seu mais “pesado que o ar” no Campo de Bagatelle - Paris, realizado no dia 23 de outubro de 1906.

Em uma atmosfera familiar, alegre e festiva, o MUSAL AIRSHOW disponibilizou uma extensa grade de atividades que abrangeu diversas demonstrações aéreas, shows musicais, espaços infantis com contação de histórias e atividades interativas com Realidade Virtual, áreas de inclusão e muitas outras atrações. Neste grande evento, o qual foi organizado em parceria com a empresa promotora Hangar 7 Eventos, o Museu recebeu o total de 101.350 visitantes, que em dois dias desfrutaram da programação com diversas atividades.

Nesta ocasião, o senhor Bruno Ramos Ferreira doou três imagens de Santos Dumont restauradas digitalmente em pvc para o MUSAL.

Ao longo de 2023, em parceria com a empresa Hangar 7, o MUSAL promoveu o MUSAL AIR RUN - Circuito 150 Anos de Santos Dumont, organizado em três etapas: Balão Brasil (14/jun), 14 Bis (27/ago) e Demoiselle (26/nov) que contou com 2664 corredores.

Os eventos comemorativos realizados em 2023 ofereceram um panorama abrangente sobre a vida e o impacto de Santos Dumont na história da aviação, permitindo aos participantes mergulhar ainda mais fundo nos aspectos técnicos e pessoais desse ícone brasileiro. Foram realizados, inspirando a próxima geração a explorar a ciência, a tecnologia e a inovação por trás das conquistas de Santos Dumont.

As homenagens especiais a Santos Dumont, destacaram não apenas suas realizações na aviação, mas também seu legado como um visionário que desafiou fronteiras e inspirou o mundo com seu espírito inventivo.

O Museu Aeroespacial está profundamente grato por ter participado ativamente de comemorações tão significativas e por ter oferecido aos visitantes uma oportunidade única de se conectarem com a história e o legado inspirador de Santos Dumont.

O legado de Santos Dumont continuará a voar alto nos corações e mentes de todos aqueles que se permitiram fascinar durante este ano memorável.

Visite o link abaixo para mais informações e para reviver as memórias deste ano comemorativo  especial!

https://www.flickr.com/photos/museuaeroespacial/albums

Fim do conteúdo da página