Mais de 100.000 pessoas estiveram presentes durante os dois dias de evento e puderam aproveitar todas as programações e atividades disponibilizadas para o público, em um ambiente familiar com muita alegria e fortes emoções.
Neste último fim de semana (28 e 29/out), ocorreu o MUSAL AIRSHOW - o maior evento aéreo do Rio de Janeiro, que faz parte da programação de eventos da Força Aérea Brasileira referentes ao “Mês da Asa”, comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, representando o primeiro voo de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, em seu mais “pesado que o ar” no Campo de Bagatelle - Paris, realizado no dia 23 de outubro de 1906.
Uma das finalidades desse tipo de evento é proporcionar atividades para a sociedade conhecer algumas das principais ações da Força Aérea Brasileira, demonstrando suas capacidades operativas, desenvolver vocações e estreitar laços com a comunidade, além de obviamente trazer uma programação repleta de atrações para os admiradores da aviação, aliada à lazer, cultura e entretenimento para todas as idades.
Ao longo dos 2 dias, em uma atmosfera familiar, alegre e festiva, o MUSAL AIRSHOW, evento organizado em parceria com a empresa promotora Hangar 7 Eventos, disponibilizou uma extensa grade de atividades que abrangeu exposição de aeronaves históricas, diversas demonstrações aéreas, shows musicais, aeromodelismo, espaços infantis com contação de histórias e atividades interativas com Realidade Virtual, áreas de inclusão, vasta praça de alimentação, ações cívico-sociais e muitas outras atrações. O público no sábado foi de 38.980 pessoas. Já no domingo, o Museu recebeu 62.370 visitantes, atingindo assim a expressiva marca de 101.350 presentes no local e que desfrutaram da programação com diversas atividades. Um esquema especial de trânsito e de estacionamento foi montado na região.
No sábado (28), entre tantas atrações, certamente pode-se destacar que, pela primeira vez em um grande evento do MUSAL, foi disponibilizado um ambiente totalmente inclusivo, chamado de “Espaço Azul”, dedicado à crianças (02 a 12 anos) portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA), onde foram desenvolvidas atividades educativas adaptadas com a participação de seus responsáveis.
O Tenente Coronel Aviador Thiago Diorgilis Ribeiro Daniel, coordenador do “espaço Azul”, ressaltou A importância desse projeto: “Esse evento tão grande do Museu, no qual temos aviões e grande aglomeração de pessoas, para essas crianças, pela questão sensorial, é importante que tenham um espaço no qual elas possam se sentir acolhidas e presente com os pais, brincando. As crianças conseguiram se divertir de maneira lúdica com pinturas, desenhos de aeronaves e massinha de modelar, promovendo assim a inclusão e a participação delas nesse grande evento”.
Durante os dois de evento, foi possível conferir várias apresentações aéreas, tanto de aeronaves civis quanto aviões militares. Um dos momentos marcantes foram as diversas passagens das duas aeronaves de caça F-5M, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), que estremeceram os corações dos visitantes presentes; além do avião C-130 Hercules que, após realizar lançamento de paraquedistas da Equipe “Falcões” da FAB e da Equipe “Cometas” do Exército Brasileiro, também contemplou o público com diversas passagens de arrepiar.
Outra demonstração operacional marcante foi do helicóptero H-36 (Caracal), quando militares, que atuam em operações de busca, salvamento e resgate, realizaram simulações operacionais de salvamento com técnicas de rapel, onde militares altamente treinados descem em movimento, por meio de cordas. As atividades demonstradas são as mesmas utilizadas para o resgate de vítimas de desastres ambientais como o ocorrido na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, e são de grande relevância para a Nação Brasileira.
Outro ponto marcante foi o momento histórico nas apresentações aéreas, pois há pelo menos uma década o público do MUSAL não testemunhava a apresentação de duas aeronaves North Texan T- 6, voando juntas novamente no Berço da Aviação Brasileira. Neste fim de semana, além da demonstração isolada do avião T-6 da Hangar 33 e depois do T-6 da Esquadrilha CEU, foram realizadas várias passagens dessas duas aeronaves, voando em formação de ala.
Aliados a todas essas emoções, os shows aéreos pareciam não ter fim, pois o público pode curtir de forma vibrante as apresentações sempre estonteantes das aeronaves da Esquadrilha ACRO; do Comandante Ferrari com seu RV-8; e da Esquadrilha CEU, que especialmente contou com a incorporação do seu mais novo integrante, o North Texan T- 6 pintado nas cores originais da NAVY (USA).
Sem duvida, um dos momentos mais aguardados por todo público eram as apresentações das aeronaves da sempre incrível Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, que, nos dois dias do evento, rasgaram os céus do Campo dos Afonsos com manobras e acrobacias radicais, levando o público à loucura.
Em solo, muitas atrações também foram ofertadas aos presentes de todas as idades como oficinas educativas do SESC, praça de alimentação e parque de diversões, expositores institucionais e atrações musicais com os shows do grupo “Nosso Sentimento”, no sábado, e, no domingo, com Eduardo “Cafajeste do Piseiro” e com o “Grupo Avera”.
Houve também exibição de filmes históricos; simulação de balonismo, demonstração dos cães do Batalhão de Ação com Cães – BAC da PMERJ e das atividades da Guarda Municipal do Rio; contação de histórias para a criançada; orientações sobre saúde bucal e alimentar; brincadeiras educativas; venda de livros; exposição e venda de material temático relacionado à FAB e a Santos Dumont; entre outros entretenimentos.
A entrada do evento era gratuita, mas foi uma oportunidade para os visitantes praticarem solidariedade, doando alimentos não perecíveis. Foi arrecadado um total de 2.520kg de alimentos, os quais foram encaminhados ao Instituto “Casa Viva”, organização sem fins lucrativos, que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social.
Todo espaço expositivo do MUSAL pôde ser explorado pelos visitantes, que embarcaram em uma verdadeira viagem pela História da Aviação, percorrendo as salas temáticas, as quais enaltecem personalidades e fatos históricos marcantes como: a campanha da FAB na II Guerra Mundial, a atuação da Mulher na Aviação, a Indústria Brasileira de Aviação - EMBRAER, Santos Dumont, Primórdios da Aviação, entre outros.
Para o Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho de Sampaio, o evento, que já é tradicional na cidade do Rio de Janeiro, foi de grande impacto histórico e social. “No ano em que o Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, completaria 150 anos de vida, celebrar o Mês da Asa – Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorados em 23 de outubro - com diversas atrações culturais, onde são cultuados os valores da nossa Aeronáutica, é motivo de orgulho para todos nós. É o compromisso que a Força Aérea Brasileira tem com a nossa sociedade e com nosso país” - destacou o Diretor do MUSAL.
Acesse e baixe as imagens do evento no link: FLICKR
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:
facebook.com/musal
twitter.com/musal_oficial
instagram.com/museuaeroespacial
youtube.com/museuaeroespacial
tiktok.com/museuaeroespacial
Redes Sociais