Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > 30 DE MAIO - DIA DA MULHER MILITAR
Início do conteúdo da página

 

Hoje, 30 de maio, é um dia especial, pois é o dia em que se comemora o Dia da Mulher Militar! Dia em que se dedicam honras e agradecimento ao efetivo militar feminino das Forças Armadas.

Comemora-se o Dia da Mulher Militar em homenagem à Joana D'Arc, a padroeira dos soldados, que conseguiu mudar o rumo da "Guerra dos 100 Anos" entre França e Inglaterra, mas foi queimada viva pelos ingleses numa fogueira, em 30 de maio de 1431. Neste dia, é propício relembrar a construção de uma história de conquistas e valorização que a mulher alcançou dentro da vida militar e agradecer e enaltecer essas mulheres que tornam as instituições militares mais humanizadas e empenhadas em prestarem serviços de qualidade à população.

Em particular, no âmbito da FAB, a presença feminina ocorre desde a 2ª Guerra Mundial, quando, em julho de 1944, seis enfermeiras passaram a integrar o Quadro de Enfermeiras da Reserva da Aeronáutica, tendo brilhante atuação no Teatro de Operações como integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCA).

No entanto, o ingresso das mulheres na Força Aérea, como parte do efetivo, ocorreu somente a partir dos anos 80. Na ocasião, viu-se a necessidade de ampliar o contingente e, por isso, foram realizados estudos para a inserção da mulher como militar na FAB. As pesquisas culminaram na criação do Corpo Feminino da Reserva da Aeronáutica (CFRA), que era constituído pelo Quadro Feminino de Oficiais (QFO) e pelo Quadro Feminino de Graduadas (QFG).

A primeira turma de mulheres ingressou na FAB em 1982, e o Museu Aeroespacial tem o enorme prazer de possuir em seu efetivo uma altiva representante dessas pioneiras: a Suboficial R/1 Débora Martins Trindade.

Sabemos que a presença feminina nas Forças Armadas tem se fortalecido ao longo dos anos, com as mulheres demonstrando habilidades excepcionais e uma dedicação incansável ao servir à Pátria. São fonte de inspiração para todos, não apenas como profissionais competentes, mas também como exemplos de força, coragem e determinação.

O Museu Aeroespacial reconhece a dedicação dessas profissionais e destaca seus esforços incansáveis e seu profissionalismo, fundamentais para o cumprimento de sua missão, preservando e divulgando a História da Aviação.

Fim do conteúdo da página