Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MUSAL RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DO IBRAM
Início do conteúdo da página

No dia 01 de novembro do corrente ano, o Museu Aeroespacial recebeu uma visita de cortesia do atual Presidente do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, Sr. Pedro Machado Mastrobuono. Esta visita tem especial importância, uma vez que o MUSAL tem buscado estreitar laços com o IBRAM, alinhando a sua política de preservação do Patrimônio Cultural com a do Comando da Aeronáutica, bem como ratificar os valores e tradições da Força Aérea Brasileira.

Na tarde do dia 01 de novembro de 2022, o Museu Aeroespacial recebeu a honrosa visita de cortesia do Presidente do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, Pedro Machado Mastrobuono, acompanhado de sua esposa, a Senhora Sheila Dreicer Mastrobuono.

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, órgão gestor da Política Nacional de Museus. Criado por meio da Lei nº 11.906, em 20 de janeiro de 2009, tem como um dos seus principais objetivos a promoção de programas e projetos voltados à organização, gestão e desenvolvimento dos museus.

O IBRAM trabalha pela melhoria física e estrutural dos museus, por uma maior articulação e intercâmbio do setor museológico e pela ampliação e democratização do acesso do público às suas instituições de memória. Por serem os museus lugares de transformação social e de desenvolvimento, também estão entre as prioridades do Instituto o incentivo e a criação de ferramentas que permitam o empoderamento social de todos aqueles que têm desejo de memória.

Neste contexto, esta visita de cortesia do atual Presidente do Instituto Brasileiro de Museus tem singular importância, uma vez que o Museu Aeroespacial sempre busca conciliar a política preconizadas pelo Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (SISCULT) com a Política Nacional dos Museus, promovida e implementada pelo IBRAM.

Durante toda a visita, o ilustre Presidente e sua esposa se mostraram muito empolgados e maravilhados com a riqueza das informações sobre a História da Aviação e, em particular, da Força Aérea Brasileira. Os visitantes teceram vários comentários e elogios a respeito do excelente estado de preservação do acervo e das aeronaves em exposição, além das estruturas das salas expositivas.

 

“O Museu Aeroespacial é um rico espaço histórico-cultural acessível a toda sociedade. O MUSAL possui em seu acervo particularidades importantes, como por exemplo, o coração de Santos-Dumont conservado em um escrínio de bronze. Isso torna a experiência de visitação uma oportunidade ímpar” - destacou o Sr. Pedro Mastrobuono, Presidente do IBRAM.

 

 

O MUSAL

O MUSAL é o maior museu de aviação do Hemisfério Sul, tendo por missão preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira, por intermédio de seu acervo. O Museu oferece ao público atividades culturais e educacionais, as quais aproximam seus visitantes a temáticas relacionadas à aviação e à História da Força Aérea Brasileira. Utilizando-se de um vasto acervo disposto em diversas áreas expositivas, com vídeos e telas interativas, visitas mediadas, oficinas educativas e exibição de filmes históricos, o Museu Aeroespacial se torna espaço de construção de conhecimento e de entretenimento de forma inclusiva.

 O IBRAM

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. Vinculada ao Ministério do Turismo, a autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 30 museus.

Para maiores informações sobre o IBRAM, acesse https://www.gov.br/museus/pt-br

 

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Facebook - @museuaeroespacial

Instagram - @museuaeroespacial

Youtube - @museuaeroespacial

Tiktok - @museuaeroespacial

Kwai - @museuaeroespacial

Flickr - @museuaeroespacial

Twitter - @musal_oficial

Fim do conteúdo da página