Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MUSAL ABRILHANTA A 1ª SEMANA DE AVIAÇÃO DE UBATUBA - SP
Início do conteúdo da página


A Prefeitura Municipal de Ubatuba promoveu, entre os dias 08 e 14 de setembro de 2022, a sua 1ª Semana da Aviação. Em parceria com aquela importante cidade do Estado de São Paulo, o Museu Aeroespacial apoiou o evento com o envio de uma exposição itinerante e realização de palestra sobre a História da Aviação.

Organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e pela Secretaria Municipal de Educação, esta atividade cultural e histórica, além de celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, também comemorou o Centenário do Primeiro Pouso de uma Aeronave em Ubatuba, no Aeroporto Gastão Madeira.

Este feito foi resultado de um raid aéreo realizado pelo Capitão Diego Aracena, do Exército Chileno, que voou de Santiago até Ubatuba, trazendo mensagem do Presidente do Chile, Arturo Alessandri, ao Presidente Brasileiro Epitácio Pessoa, saudando o Brasil pelo 1º Centenário da Independência Brasileira.

Um dos pontos altos do evento foi a Exposição Itinerante do Museu Aeroespacial sobre a 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, realizada pelos pilotos portugueses, Gago Coutinho e Sacadura Coutinho, de Lisboa até o Rio de Janeiro, no ano de 1922. Ao longo do evento, esta exposição foi visitada por, aproximadamente, 1050 pessoas, destacando-se a Prefeita do Município de Ubatuba, Sra. Flávia Pascoal e outras autoridades locais, que elogiaram amplamente a qualidade do material exposto.

 

 

Fim do conteúdo da página