Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias do MUSAL > MUSAL EXPÕE RÉPLICA DO DEMOISELLE EM BRASÍLIA
Início do conteúdo da página

Durante a solenidade militar alusiva ao 149° Aniversário de Santos Dumont, realizada no dia 22 de julho de 2022, na Base Aérea de Brasília (Brasília/DF), o Museu Aeroespacial abrilhantou a solenidade com a exposição da réplica de aeronave histórica de seu acervo.

20 de julho é o dia em que o Brasil celebra o nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, que, com seus feitos e capacidade visionária, contribuiu para o desenvolvimento da humanidade, dando destaque e reconhecimento mundial à aviação brasileira.

O Demoiselle voou pela primeira vez em 1907 (modelo Nº 19), sendo desenvolvido sucessivamente até 1909 (modelo Nº 20). Em 1909, algumas fábricas iniciaram a produção do Nº 20, chegando a mais de 40 unidades construídas, a preço de um automóvel médio. Santos Dumont havia posto à disposição de quem quisesse os planos e detalhes do Demoiselle, pois ele não patenteava suas invenções, que deveriam ser partilhadas por toda a humanidade. Este aparelho era o meio de transporte pessoal preferido do inventor em visitas a amigos, ao redor de Paris.

O exemplar que foi exposto é uma réplica pertencente ao Museu Aeroespacial, a qual foi completamente restaurada e adaptada, a fim de ser utilizada em ocasiões especiais como esta solenidade e em exposições itinerantes, ampliando assim a oportunidade de mais cidadãos conhecerem sobre Santos Dumont e o Museu Aeroespacial.

 

Fim do conteúdo da página