Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) é atualmente subordinado técnica e administrativamente à Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA). Suas origens remontam a época da Aviação Militar do Exército, onde anteriormente havia a Fazenda dos Afonsos.

 Em agosto de 1933, constitui-se a Junta Médica de Aviação Militar, núcleo pioneiro de seleção médica do pessoal aeronavegante. Seu primeiro chefe foi então o Major Médico Angelo Godinho dos Santos - hoje patrono do Quadro de Saúde da Aeronáutica. Antes da criação do Ministério da Aeronáutica, funcionava no imóvel do atual HAAF, o Centro Médico de Aviação Militar dos Afonsos - seção médica de seleção e reinspeções de pessoal de vôo e Seção Cirúrgica transformada em Seção de Pronto Socorro dos Afonsos por regulamento aprovado pelo Decreto nº 10.678 de 23/10/1942 artigos 24 e 25 tendo como chefe, o Major Médico Aer. Edgard Côrrea de Melo.

 Passou, portanto, a chamar-se Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) pelo regulamento do Serviço de Saúde da Aeronáutica, tendo como Comandante, o Tenente Coronel Médico Aer. Eduino Tamarindo Carpenter.

Passados alguns anos, em 11/02/1960, o Exmo. Sr. Presidente da República Juscelino Kubitschek, aprovou o Decreto nº 47.792 o qual transformou o Hospital dos Afonsos em Hospital da Guarnição dos Afonsos.

Em seu passado, o HAAF foi berço de manobras de socorro em diversas situações como por exemplo, em  06/06/1952, que após um violento temporal com chuva de granizo, sobre o Campo dos Afonsos, com muitos danos materiais, atendeu a feridos das várias Unidades dos Afonsos.

Sua história é consagrada por intenso préstimo, passando pelo estado de prontidão 31/03/1964 a 17/04/1964 à operação ACISO-89 (ação cívico social) quando foi designado o HAAF, juntamente com o COMAR III, com seu Hospital de Campanha, oferecendo apoio médico e odontológico em Almenara-MG, à população carente.

Participando do avanço e evolução da medicina e ciências afins, o HAAF, em 24/11/69, inaugurou as novas instalações do Centro de Estudos em homenagem ao Exmo. Sr Ten Brig Med Oriovaldo Benites de Carvalho Lima, com o objetivo de promover palestras, mesas redondas e etc, aprimorando os conhecimentos de seu corpo clínico.

 Em 25/08/95, foi realizado o I Encontro de Vídeo-laparoscopia com transmissão ao vivo para o Centro de Estudos, de cirurgia ginecológica feita pelo Dr. Michael Seitzinger da Universidade do Novo México - EUA, podendo haver perguntas da audiência.

Nestes anos de existência, o HAAF viu suas instalações e atividades crescerem em progressão geométrica. Além das principais especialidades médicas e odontológicas, conta também com o apoio das demais áreas de saúde como: Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Nutrição. Sua farmácia, além do atendimento hospitalar oferece o atendimento ambulatorial, comercializando os medicamentos produzidos pelo Laboratório Químico - Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA).

Desde 1992, o HAAF é o hospital de referência do Comando da Aeronáutica para a prevenção, tratamento e o controle do HIV/AIDS, contando com o apoio do Laboratório Molecular e de Análises Clínicas, dentre dos modernos padrões de qualidade.

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) é um importante apoio ao paciente crônico, levando segurança e tranquilidade aos familiares. Absorveu este tipo de atividade dos hospitais de 4º Escalão. Para melhor desempenho dessa missão, o SAD se utiliza do apoio de clínicas conveniadas com a Subdiretoria de Aplicação dos Recursos para Assistência Médico Hospitalar (SARAM), como uma das opções para reduzir o tempo de internação do paciente.

O HAAF é o responsável direto pelo apoio médico às operações militares da Guarnição dos Afonsos e participa de tantas outras missões que requeiram sua ação.

Preocupado com a ecologia, o HAAF possui uma moderna rede de tratamento de afluentes a qual despeja nos rios águas despoluídas contribuindo para a política ambientalista.

 

Fim do conteúdo da página