Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Atividades Complementares
Início do conteúdo da página

SEÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que atua nas diversas manifestações da “questão social”. É reconhecido - oficialmente - como profissão de saúde, por meio da Resolução nº 218/1997 do Conselho Nacional de Saúde (depois retificada na Resolução nº 287/1998); e da Resolução nº 383/99 do CFESS.

Os assistentes sociais inseridos no HAAF atuam na atenção integral à saúde tendo como princípios a adoção do conceito ampliado de saúde, visão integral dos sujeitos, abordagem interdisciplinar, humanização e qualificação da assistência.

Cabe destacar que o conceito ampliado de saúde é caracterizado como decorrente das condições de vida, de trabalho e da necessidade de acesso igualitário a todos os serviços que objetivem a promoção, proteção e recuperação da saúde, refletindo, assim, os princípios do projeto de Reforma Sanitária de democratização da saúde. Tal entendimento também corrobora com a concepção de saúde da Organização Mundial de Saúde – OMS, que a define como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

FRENTES DE TRABALHO

Plantão Social; Ambulatório; Enfermaria; Unidade de Terapia Intensiva (UTI);  Fundo de Saúde (FUNSA); Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD); Unidade de Geriatria e Gerontologia (UGG); Grupo de Apoio HIV/AIDS; Operacionalização do Programa de Assistência Social (PASIC 3).

PÚBLICO ALVO

Militares e civis [ativos ou inativos], dependentes e pensionistas.

AÇÕES INTERVENTIVAS

-Atendimento aos pacientes baixados, seus familiares e/ou cuidadores;

-Entrevistas e orientações sociais;

-Visitas domiciliares,

- Entrevista, orientação e supervisão aos cuidadores que buscam a inserção no cadastro facilitador de cuidador de idosos da Seção de Serviço Social;

-Emissão de parecer social;

-e outras.

Para maiores informações, favor entrar em contato com o telefone 3289-6759.



FISIOTERAPIA

A Seção de Fisioterapia do HAAF oferece atendimento a pacientes internados na UTI nas unidades de internação UI2 e UI3, assistência ambulatorial em diversas especialidades, avaliação para o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), UGG (Unidade de Geriatria e Gerontologia) e FUNSA (Fundo de Saúde) para os casos que não são contemplados em ambulatório.

O ambulatório de fisioterapia do HAAF oferece tratamento nas seguintes áreas:

- Traumato-ortopédica;

- Reumatológica;

- Neurologia;

- Geriatria e

- Reabilitação das disfunções temporomandibulares.

Para o atendimento ambulatorial contamos com diversos horários, a saber:

- 2ª à 5ª feiras – manhã e tarde

- 6ª feiras – manhã

 Para que o paciente possa começar o seu tratamento, faz-se necessária uma avaliação inicial, devendo o mesmo seguir as seguintes orientações:

- Dirigir-se ao ambulatório de fisioterapia ou telefonar para agendar uma avaliação;

- No dia e horário marcado, trazer todos os exames realizados(raios X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e/ou outros), caso os tenha;

- Trazer o encaminhamento do médico à fisioterapia;

- Nos casos de avaliação em joelhos e coluna, trazer short ou bermuda.

Depois de realizada a avaliação, a conduta terapêutica será definida, o paciente receberá orientação residencial ou, o dia e o horário para a realização do tratamento no setor serão marcados.

Para maiores informações, favor entrar em contato pelo telefone: 3289-6754


 FONOAUDIOLOGIA

Acompanhamento Fonoaudiológico

A Seção de Fonoaudiologia oferece atendimento de segunda à quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde e às sextas-feiras no período da manhã.

A avaliação e o acompanhamento fonoaudiológico servem ao usuário em regime ambulatorial individual ou em grupo, de internação hospitalar e em visita domiciliar (pelo SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar), quando necessário. (Atendimentos em grupo temporariamente suspensos devido à COVID-19)

O ambulatório de fonoaudiologia oferece atendimentos semanais para a estimulação dos distúrbios de linguagem e aprendizagem, alterações da voz, motricidade oral e deglutição.

 Setor Audiológico

A Audiometria Tonal é o exame que avalia todo o sistema auditivo determinando a menor intensidade sonora que o indivíduo ouve para as freqüências de 250 a 8000Hz. É indolor e o tempo para realização pode variar de um indivíduo para o outro.

A Audiometria Vocal, também conhecida como Logoaudiometria, é uma avaliação da habilidade do individuo para detectar e reconhecer a fala. Trata-se de um exame complementar à Audiometria Tonal.

A Imitanciomentria ou Impedanciometria é um exame indolor, onde dois tipos de testes são realizados: a Timpanometria e o Reflexo Estapédico. Estes exames são de extrema utilidade para o diagnóstico das otites e complementares à Audiometria Tonal e Vocal.

O exame de Emissões Otoacústicas (EOA) Transientes, realizado na modalidade de Triagem Auditiva Neonatal, fornece dados sobre a função coclear de forma objetiva , rápida, segura e não invasiva. É realizado exclusivamente em bebês recém-nascidos até o trigésimo dia de vida.

No HAAF, a Avaliação Audiológica clínica é realizada em crianças (a partir dos seis anos), adultos e idosos.

Para realização da triagem fonoaudiológica ou qualquer exame audiológico é necessário encaminhamento médico e o agendamento é realizado pelo SAME.



PSICOLOGIA

SETOR DE PSICOLOGIA

 O setor de psicologia do HAAF tem como público-alvo os militares, seus dependentes e pensionistas, que recebem o suporte psicológico em um dos seus níveis de atuação, mediante o encaminhamento de profissionais de diversas especialidades.

            Entre os serviços oferecidos destacam-se:

  • Ambulatório:

Principal área de atuação do Serviço de Psicologia, o atendimento ambulatorial tem como porta de entrada a inscrição realizada junto ao profissional do setor, ou profissional por ele indicado.

Mediante a disponibilização de vagas, em ordem de prioridade (que leva em consideração a emergência do caso bem como a cronologia da inscrição), os usuários realizam entrevista de triagem para avaliação do caso, o que é determinante para a incorporação do paciente ao regime de atendimento ambulatorial e/ou encaminhamento para outra especialidade.

São atendidos no ambulatório de psicologia adolescentes e adultos, em modelo individual ou em grupo, com frequência definida, de acordo com a avaliação do profissional.

 

  • Internação:

A demanda de atendimento psicológico na internação é identificada a princípio pelos profissionais do setor, que por meio de pedido de parecer solicitam a avaliação e/ ou acompanhamento da psicologia para o paciente internado, seu familiar ou acompanhante.

A atuação do psicólogo neste cenário visa minimizar os impactos da internação e do processo de adoecimento, bem como facilitar a relação com a equipe hospitalar, quando necessário.

É um atendimento pontual, restrito ao período de internação, que tem sua frequência e quantidade de visitas definidas de acordo com a avaliação do psicólogo.

 

  • Demais atuações

Além dos segmentos já descritos, o Serviço de Psicologia é disponibilizado ainda para outros setores do hospital, tais como SAD, Serviço Social, FUNSA, Junta de saúde, Emergência e demais seções que necessitem de avaliação, orientação e emissão de relatórios da Psicologia.

Normalmente esta atuação é deflagrada a partir da solicitação do setor para o Serviço de Psicologia. E sua natureza é mais pontual e restrita, sem o compromisso de atendimentos de média ou longa duração.

            Vale destacar que o Serviço de Psicologia está disponível também para a equipe do HAAF, visto o reconhecimento da necessidade de cuidar de quem cuida. Objetivando o bem-estar do profissional, que impactará positivamente no atendimento prestado, o setor atua nesta frente por meio de trabalhos em grupo, palestras e atendimentos individuais, quando necessário.


 ______________________________________________________________________________________________________________________

TERAPIA OCUPACIONAL

Terapia Ocupacional é uma área da reabilitação constituída pelo processo de análise e aplicação de atividades humanas. As intervenções possuem como objetivo a promoção da saúde, o tratamento de quadros patológicos com comprometimento da capacidade funcional do indivíduo e a prevenção de possíveis alterações que possam intervir na qualidade de vida.

 

No HOSPITAL DE AERONÁUTICA DOS AFONSOS (HAAF) a SEÇÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL (STOC) presta assistência aos militares da ativa e inatividade, dependentes e pensionistas através de ações nas seguintes modalidades:

  • Atendimento ambulatorial (Triagem, atendimento individual e em grupo);
  • Atendimento hospitalar (Enfermaria);
  • Assistência domiciliar (SAD);
  • Atividade em Centro de Convivência do HAAF (Oficinas); e
  • Suporte ao Fundo de Saúde da Aeronáutica (FUNSA).

 

Agendamentos para Triagem por encaminhamento clínico ou por busca espontânea deveram ser realizados no SAME da unidade, conforme grade de horário disponibilizada semanalmente.

 

______________________________________________________________________________________________________

 CENTRO DE CONVIVÊNCIA (atividades suspensas temporariamente devido a COVID-19)

O CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO HAAF é um local onde são desenvolvidas atividades e ações planejadas de prevenção, que propõem o resgate do convívio social e dos direitos à cidadania, com atenção para o envelhecimento ativo e com qualidade de vida, através do incentivo à autonomia, à independência e à integração sócio-profissional do militar, seus dependentes e pensionistas, com idade igual ou superior a 60 anos e que se enquadre no perfil de elegibilidade.

Atualmente a assistência é prestada às terças e quintas-feiras no período da manhã, através de ações permanentes (Grupos de Atividades) e ações sazonais (palestras, atividades externas, comemorações e campanhas).

Para ingresso, o usuário deve agendar Triagem na Seção de Terapia Ocupacional através dos canais de acesso ao SAME, conforme grade de horário disponibilizada semanalmente.


 

 

 

 

Fim do conteúdo da página