Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos conquistou, no dia 21 de março de 2023, a certificação nível prata pelo processo de avaliação do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Essa vitória é o reflexo de um trabalho incansável visando ao bem-estar do beneficiário que, sem sombra de dúvidas, será o maior favorecido nessa nova fase do HAAF. Na Força Aérea Brasileira, apenas o HFASP havia conquistado tal certificação.

Em 2021, a partir das Diretrizes emanadas pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica e pela Direção do HAAF, a então recém-criada Assessoria da Qualidade e Segurança em Saúde (AQS) aderiu ao Programa com o objetivo de alcançar a melhoria contínua da qualidade hospitalar. A partir da utilização de um roteiro baseado em oito fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), foi possível iniciar a revisão dos processos finalísticos, de apoio e de gestão do hospital, ao mesmo tempo em que foram desenvolvidas ações sistematizadas de educação e monitoramento contínuo por meio do Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. A ferramenta utilizada no processo foi o Roteiro de Avaliação versão 13, que incorpora diversos requisitos relacionados à atividade assistencial e possibilita uma pontuação máxima de 125 pontos. O selo de conformidade é concedido de acordo com o nível de maturidade da Organização de Saúde, podendo ser de Bronze (pontuação entre 75 a 92 pontos), Prata (pontuação entre 93 a 110 pontos) ou Ouro (pontuação entre 111 a 125 pontos).

É importante destacar que o Programa Compromisso com a Qualidade tem a missão de contribuir para o aprimoramento da gestão nas organizações de saúde por meio da avaliação e reconhecimento das melhores práticas, com base nos critérios de excelência da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Nesse contexto, o HAAF sente-se orgulhoso em poder entregar à “família Aeronáutica” uma assistência que foi avaliada por uma entidade renomada e ter sido certificado por apresentar serviços de qualidade aos seus pacientes.

Visto que o CQH contém um componente educacional que corresponde ao incentivo à mudança de atitudes e comportamentos, o HAAF focou suas ações na disseminação da cultura da qualidade, no trabalho em equipe e no atendimento humanizado. Essa jornada teve como resultado não só a conquista do Selo Prata de Conformidade do CQH como ainda a consolidação de um ambiente de trabalho venturoso para efetivo e beneficiários.

Na formatura que sucedeu esse feito, o Diretor do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, Cel Med Júlio José Reis da Silva, frisou a importância da participação de todos e dividiu as honras como seu efetivo. De acordo com ele, “o mérito vai desde ao militar mais moderno à alta direção.” Ainda, segundo o Coronel, “o selo de conformidade obtido junto ao Programa CQH estimula a melhoria contínua dos serviços e proporciona a geração de valor aos beneficiários do SISAU, de forma alinhada com as boas práticas emanadas pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica, por meio do Manual da Gestão da Qualidade em Saúde (MCA 160-6/2022).”

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página