Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Mutirão de Saúde do HAAF
Início do conteúdo da página

No dia 16 de julho de 2022, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos realizou seu Mutirão de Saúde. O evento reuniu inúmeras atividades de assistência, tais como consultas médicas, odontológicas e de atividades complementares, exames diagnósticos, vacinação e campanhas educacionais. O efetivo do HAAF, aguerrido em cumprir a missão, compareceu à unidade e acolheu o beneficiário do SISAU de braços abertos.

As especialidades médicas disponibilizadas foram Dermatologia, Oftalmologia, Psiquiatria e Cardiologia, além das clínicas do CAIS. Ademais, consultas odontológicas nas áreas de Odontopediatria, Prótese, Radiologia, Endodontia, Implante e Periodontia também compuseram a grade de atendimento. Como complemento, também foram realizados exames laboratoriais, de imagem e audiometria.

Para o Mutirão do HAAF, foi desenvolvida a Sala de Espera Dinâmica, um sistema valoroso para o usuário aguardar seu horário de atendimento de forma lúdica e ainda receber orientações para a melhoria da qualidade de vida. Durante o período de espera pela consulta, diversas seções do HAAF atuaram com orientações de saúde, oficinas para materializar o aprendizado e distribuição de material didático. Dentre as múltiplas atividades, destacam-se a orientação para a correta higiene das mãos, contando com tinta fluorescente e a caixa de luz negra para materializar a eficiência do processo; oficina de contação de histórias; dicas para uma alimentação saudável; exercícios de alongamento; promoção de saúde bucal e divulgação dos serviços de terapia ocupacional. Ainda, os beneficiários puderam colocar em dia suas vacinas e realizar testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.

      

O HAAF aproveitou a oportunidade para treinar e capacitar o seu efetivo. Para aqueles que não estavam direta ou indiretamente envolvidos com as atividades assistenciais, foram oferecidas diversas oficinas e palestras que abrangeram matérias sobre Segurança do Paciente, Qualidade em Assistência de Saúde e Saúde Operacional. O Núcleo de Segurança do Paciente abordou as metas internacionais e a comunicação efetiva. A Assessoria de Qualidade dissertou sobre a assistência focada na experiência do paciente. Segundo a Ten Cel QFO R1 Maria Lourdes D’Almeida Magalhães Moratelli, “o momento foi muito positivo e houve bastante interação entre os profissionais de saúde, que lotaram o auditório nesta manhã”.

Na área da Saúde Operacional, o mutirão do HAAF permitiu uma interoperabilidade entre respondedores (IMAE, HCAMP, HAAF e Equipe Operacional) e, ainda, multiplicar a informação da operacionalidade. O Comandante do HCAMP, Ten Cel Med Ney Franklin Junior, compareceu ao evento e ministrou uma instrução de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) tático para as 4 unidades. O curso de APH Tático tem como objetivo qualificar as forças de segurança que atuam na faixa de fronteira no atendimento médico de emergência, em situações de confrontos armados. Os participantes puderam gozar de um aprendizado ímpar para uma atuação de excelência nas fileiras da Força Aérea Brasileira.

Durante uma rápida entrevista com a Seção de Comunicação Social, o Ten Cel Fraklin afirmou que esse tipo de treinamento tem “total importância para a FAB”, pois “integra-se a operacionalidade com a saúde, permitindo ao efetivo estar sempre pronto para a próxima missão”. Ainda, de acordo aquele Oficial Superior, é importante destacar que nenhum integrante do exercício conseguiu resgatar memórias de um encontro entre as quatro equipes fora de uma campanha. Sendo assim, fica claro que o Mutirão do HAAF registrou um momento histórico para a Saúde Operacional da Aeronáutica.

O Cap Med Leandro Pacheco Amorim, chefe da Subseção de Saúde Operacional, salientou que as atividades do APH Tático possuem extrema relevância para o efetivo do Hospital. Segundo ele, “nós possuímos um histórico operacional bastante amplo, e ter um efetivo sempre pronto e em condições de executar missões de diversas complexidades é bastante relevante para o HAAF”. Foram aproximadamente 60 militares de diversas áreas da saúde que tiveram a oportunidade de aperfeiçoar a destreza operacional por meio de orientações de equipes altamente competentes.

Ao final do evento, a Cap Farm Caroline Pereira Joia, chefe da Subdivisão de Abastecimento Farmacêutico, afirmou que “o Mutirão do HAAF abraça todos: tanto o assistido, quanto aquele que presta assistência. O efetivo que participou deste treinamento (APH), certamente, terminou a manhã melhor preparado para diversas missões de campanha.”

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página