Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HAAF participa de Projeto Natal Solidário
Início do conteúdo da página

Desde fevereiro de 2020, quando o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de importância nacional, em decorrência do Coronavírus,  a Saúde da Aeronáutica vem travando sua maior batalha das últimas décadas. A pandemia assolou o planeta, desafiou os sistemas e impôs inúmeras ações de proteção necessárias. Foi também neste contexto, que um grupo de amigos, observando o aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade social, decidiu se mobilizar para a realização de ações, de modo a amenizar as dificuldades do próximo e incentivar a solidariedade, formando o Projeto Solidamizade.

No dia 12 de dezembro, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) e o Solidamizade se uniram para a realização do Natal Solidário, uma campanha de distribuição de presentes doados para crianças de 0 a 12 anos de idade da Comunidade do Lixão de Jardim Gramacho – Duque de Caxias.

A ação consiste no apadrinhamento de crianças por voluntários que se comprometem com a doação de roupas, calçados, biscoitos e brinquedos. Para facilitar as doações, os voluntários do Projeto Solidamizade organizaram uma relação com os nomes e idades das crianças e o HAAF disponibilizou um posto de coleta para os interessados em contribuir com a campanha e uma equipe para gerenciar o recebimento das doações e apoiar a entrega dos presentes.

De acordo com o 1º Ten Silvares Sant’Anna, Chefe da Seção de Comunicação Social e da equipe que gerenciou a participação do HAAF na campanha, contribuir para uma sociedade mais evoluída integra a visão de futuro da FAB e fazer parte desta ação nos aproxima deste futuro almejado, além de reforçar nosso compromisso com os valores do HAAF, Humanização, Acolhimento, Atenção Integral e Fraternidade.

Para a moradora Mara Lúcia Feitosa de Almeida, o mais importante não são os presentes:

“Eu amei vocês! Voltem sempre, com ou sem presentes. O mais importante é o carinho de vocês, é o amor!”

Ao todo foram atendidas 372 crianças em condições de alta vulnerabilidade social, das quais 49 foram agraciadas por doações do efetivo e do público externo do HAAF.

 

Cel Luci Alcione, Maj Figueiredo e SC Adriana com voluntários do Projeto Solidamizade

 

Presentes doados pelo público interno e externo do HAAF

 

Equipe de voluntários do Projeto Solidamizade e voluntários do HAAF

1º Ten Silvares durante a entrega dos presentes

2º Sgt Patrícia do HAAF participando da Campanha

Fim do conteúdo da página